Sisu 2024: Tudo que você precisa saber para ingressar no ensino superior!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal porta de entrada para as universidades públicas brasileiras. Através do Sisu, milhares de estudantes são selecionados para cursos de graduação em todo o país, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.

[better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]

Para participar do Sisu 2024, é necessário ter realizado o Enem 2023 e não ter zerado a redação. As inscrições serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024, no portal único de acesso ao ensino superior.

Nesta edição, o Sisu oferecerá mais de 220 mil vagas em mais de 1.200 instituições públicas de ensino superior. As vagas serão distribuídas em todas as regiões do Brasil, em cursos de todas as áreas do conhecimento.

O cronograma do Sisu 2024 está definido da seguinte forma:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024
  • Matrícula: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Lista de Espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024
    [better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]

Para se inscrever no Sisu, o candidato deverá acessar o portal único de acesso ao ensino superior e informar o número de inscrição do Enem 2023 e a senha cadastrada no sistema. Em seguida, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

A classificação dos candidatos será realizada com base na nota do Enem 2023, considerando a média das notas das cinco provas. Em caso de empate, será considerado o candidato com a melhor nota na redação.

Os candidatos aprovados na primeira chamada do Sisu deverão realizar a matrícula na instituição de ensino superior para a qual foram selecionados. A matrícula deverá ser realizada dentro do prazo estabelecido pelo edital do Sisu.

Os candidatos não aprovados na primeira chamada do Sisu poderão participar da lista de espera. A lista de espera será utilizada para preencher as vagas remanescentes nos cursos de graduação.

[better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]

Para mais informações sobre o Sisu 2024, acesse o portal único de acesso ao ensino superior.

Dicas para se preparar para o Sisu 2024:

  • Faça uma boa prova do Enem. A nota do Enem é o único critério de classificação utilizado pelo Sisu.
  • Pesquise sobre as instituições de ensino superior e os cursos de graduação oferecidos. É importante escolher cursos que sejam compatíveis com seus interesses e habilidades.
  • Simule sua inscrição no Sisu. Isso ajudará você a entender como funciona o sistema e a escolher as melhores opções de curso.
  • Fique atento aos prazos do Sisu. Não perca os prazos de inscrição, matrícula e lista de espera.

O Sisu é uma grande oportunidade para ingressar no ensino superior. Com planejamento e preparação, você pode aumentar suas chances de ser aprovado no curso dos seus sonhos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador

"Por favor, desabilite seu bloqueador de pop-ups para garantir a melhor experiência possível em nosso site. Obrigado!"