Conheça a trajetória e a biografia do ex-presidente Jair Bolsonaro

Bolsonaro: Da Polêmica Infância à Presidência – Uma Jornada de Altos e Baixos

A ascensão política de Jair Bolsonaro é marcada por polêmicas, reviravoltas e uma trajetória que o levou ao posto de presidente do Brasil. Neste artigo, vamos explorar a biografia desse controverso líder político, desde sua infância até os dias atuais.

[better-ads type=”campaign” banner=”2578″ campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]

Infância e juventude

Jair Messias Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955, na cidade de Glicério, interior de São Paulo. Sua família mudou-se para o estado do Rio de Janeiro quando ele era criança, e foi lá que Bolsonaro cresceu e começou a se interessar por política. Sua formação acadêmica inclui passagens pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército e pela Academia Militar das Agulhas Negras.

Carreira militar

Bolsonaro ingressou no Exército Brasileiro em 1973 e serviu por 17 anos, alcançando o posto de capitão. Sua carreira militar foi marcada por alguns episódios controversos, como sua prisão por 15 dias em 1986, devido a um plano de explosão de bombas em unidades militares.

Entrada na política

Após deixar o Exército, Bolsonaro deu início à sua carreira política, sendo eleito vereador do Rio de Janeiro em 1988. Em seguida, foi eleito deputado federal por sete mandatos consecutivos, sempre com uma retórica conservadora e polêmica, defendendo pautas como a segurança pública, o armamento da população e a redução da maioridade penal.

[better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]

Candidatura à presidência

Em 2018, Jair Bolsonaro surpreendeu o cenário político ao lançar sua candidatura à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL). Sua campanha foi marcada pelo uso intenso das redes sociais e por um discurso anti-establishment, conquistando o apoio de uma parcela significativa da população descontente com a política tradicional.

Eleição e mandato

Bolsonaro venceu as eleições de 2018, derrotando o candidato do PT, Fernando Haddad, e assumiu a presidência em 1º de janeiro de 2019. Seu mandato foi marcado por embates com o Congresso Nacional, polêmicas envolvendo sua família e uma série de medidas controversas, incluindo a flexibilização do porte de armas e a reforma da previdência.

Legado e críticas

Ao longo de seu mandato, Bolsonaro dividiu opiniões e enfrentou críticas tanto no Brasil quanto no exterior. Suas políticas ambientais, sua postura em relação à pandemia de COVID-19 e suas declarações controversas geraram controvérsias e debates acalorados. Seu estilo de liderança e sua atuação política deixaram um legado complexo e polarizado.

Vida pessoal

Além de sua carreira política, Jair Bolsonaro também é conhecido por sua vida pessoal tumultuada. Ele é pai de cinco filhos, sendo três deles também políticos, e passou por três casamentos. Sua família esteve envolvida em diversas polêmicas e investigações ao longo dos anos.

Atualidade e futuro político

Após deixar a presidência em 2023, Bolsonaro continuou ativo na política, apoiando candidatos alinhados com sua visão e mantendo uma presença marcante nas redes sociais. Sua influência e popularidade continuam a ser temas de discussão, e seu futuro político permanece incerto.

[better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]

Bolsonaro na política

A biografia de Jair Bolsonaro é marcada por uma trajetória militar, uma carreira política polêmica e um mandato presidencial conturbado. Sua ascensão ao poder e suas políticas deixaram um legado complexo, que continua a ser objeto de debate e análise. Independentemente de opiniões políticas, a trajetória de Bolsonaro é um exemplo de como a política pode impactar a sociedade e gerar controvérsias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador

"Por favor, desabilite seu bloqueador de pop-ups para garantir a melhor experiência possível em nosso site. Obrigado!"