Financiamento de veículos sobe na Bahia

Aumento foi puxado principalmente pelo segmento de motos, que cresceu 17,6% em abril

Em um cenário ainda desafiador para a economia brasileira, o estado da Bahia registrou um leve, porém significativo avanço no financiamento de veículos em abril de 2025. Com um total de 24,3 mil unidades financiadas, entre automóveis novos e usados, os dados da B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), revelam um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2024 e 7,4% em comparação com março deste ano.

Esse avanço, embora moderado, sinaliza uma retomada gradual na confiança do consumidor e no ritmo de concessão de crédito, especialmente para determinados segmentos como motocicletas. Em um país onde a mobilidade individual ganha cada vez mais importância, entender o comportamento do mercado automotivo se torna essencial para traçar os rumos da economia regional.

Financiamento de veículos cresce 1,5% na Bahia em abril

De acordo com levantamento da B3, que opera a maior base de dados privados de gravames do país, o total de veículos financiados na Bahia saltou para 24.300 unidades em abril. Esse número representa um aumento de 1,5% em comparação com abril de 2024 e uma alta de 7,4% frente a março de 2025.

Apesar do número parecer modesto em termos percentuais, ele demonstra uma tendência de recuperação do setor automotivo no estado, que vem enfrentando oscilações desde o início da pandemia e agora lida com os efeitos de taxas de juros ainda elevadas, inflação sob controle, mas renda comprometida para parte significativa da população.

Motos lideram crescimento de financiamentos no estado

O destaque do relatório divulgado pela B3 fica por conta do financiamento de motocicletas, que cresceu 17,6% em relação a abril de 2024. Na comparação com março deste ano, o avanço também é expressivo, de 9,6%.

Esse desempenho evidencia o papel cada vez mais relevante das motos na vida dos brasileiros, seja para uso pessoal ou como ferramenta de trabalho, especialmente em setores como entrega de mercadorias e transporte de passageiros. Com preços mais acessíveis e menor custo de manutenção, as motos se tornaram a opção viável para milhares de consumidores, principalmente em áreas urbanas e periféricas.

Além disso, o crescimento da economia informal e dos aplicativos de entrega também impulsiona esse mercado, refletindo-se diretamente nos financiamentos.

Segmento de autos leves tem queda anual, mas sinaliza retomada

Embora o segmento de automóveis leves (carros e utilitários) ainda enfrente obstáculos, os dados mostram uma leve retomada. Em abril, houve uma queda de 4,7% na comparação com abril de 2024, o que demonstra que o setor ainda não recuperou plenamente o ritmo de antes da pandemia.

No entanto, a alta de 5,6% em relação a março deste ano sugere uma reação positiva, ainda que tímida. Isso pode estar relacionado ao lançamento de novos modelos mais acessíveis, incentivos oferecidos por concessionárias e bancos, além da adaptação do consumidor a condições de crédito mais rígidas.

Para muitos analistas, esse movimento pode indicar que o mercado de autos leves está se ajustando gradualmente ao novo cenário econômico, com perspectivas de crescimento mais consistente no segundo semestre, especialmente se houver redução da taxa básica de juros.

Veículos pesados registram retração, puxada por desaceleração do transporte

Em contraste com o bom desempenho das motos e a estabilidade dos carros, o setor de veículos pesados — que inclui caminhões, ônibus e implementos rodoviários — apresentou uma queda de 11,3% em abril de 2025, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Frente a março, o recuo foi de 1,2%.

A redução pode ser explicada por fatores como:

  • Menor demanda no setor de transporte e logística
  • Atraso em obras de infraestrutura
  • Dificuldades de acesso ao crédito para empresas de transporte

Veículos pesados costumam ter valores mais altos e, portanto, exigem maior comprometimento financeiro. Com margens apertadas e incertezas no setor produtivo, muitas empresas estão adiando a renovação de frota.

A função da B3 e do Sistema Nacional de Gravames (SNG)

A B3 desempenha um papel estratégico na regulação e no monitoramento das transações de financiamento de veículos em todo o Brasil, por meio do Sistema Nacional de Gravames (SNG). Essa base de dados permite o registro de informações sobre restrições financeiras vinculadas a veículos utilizados como garantia em operações de crédito.

O sistema oferece mais segurança às instituições financeiras e maior transparência aos compradores e vendedores, além de fornecer informações essenciais para análises econômicas e estudos de mercado.

O SNG é responsável por garantir que veículos financiados não sejam comercializados de forma irregular ou sem quitação da dívida, o que proporciona um ambiente mais seguro e confiável tanto para o setor financeiro quanto para os consumidores.

O que os números revelam sobre a economia baiana?

A leve recuperação observada em abril é um indicativo da resiliência do mercado automotivo na Bahia, mesmo diante de adversidades macroeconômicas. O comportamento dos consumidores revela que, apesar das dificuldades, a mobilidade pessoal continua sendo prioridade — seja por necessidade, seja como alternativa de renda.

Destaques como o avanço no financiamento de motos mostram como as pessoas estão adaptando suas escolhas às condições econômicas, optando por alternativas viáveis diante do orçamento familiar.

Já os desafios enfrentados pelos segmentos de autos leves e veículos pesados reforçam a importância de políticas públicas e condições econômicas favoráveis para estimular setores estratégicos, como transporte, logística e mobilidade urbana.

O que esperar nos próximos meses?

Com a expectativa de redução da taxa Selic ainda este ano e o possível aumento de linhas de crédito com condições mais acessíveis, o setor automotivo na Bahia pode ganhar novo fôlego. O desempenho positivo de abril pode se consolidar como uma tendência, especialmente se houver recuperação da confiança do consumidor e maior estímulo à compra de veículos novos.

Além disso, iniciativas locais de incentivo à renovação de frota, programas de mobilidade urbana e apoio ao microempreendedor podem contribuir para manter o ritmo de crescimento nos financiamentos — especialmente no segmento de motocicletas e veículos leves.

E você? Já considerou financiar um veículo este ano?

Com a economia oscilando e o custo de vida em constante mudança, cada decisão financeira deve ser tomada com cautela e planejamento. Mas os dados mostram que, para muitos baianos, o financiamento de veículos continua sendo uma alternativa viável para garantir mobilidade e autonomia.

O que você acha do cenário atual? Pretende financiar um carro ou moto em 2025? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua experiência com a gente.

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