NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA - AG. OBJECTIVA - PI 024553
Jequié

Conselho Municipal de Turismo elege mesa diretora

Durante o encontro, o secretário foi convidado a discorrer sobre a política nacional, estadual e municipal pensada para o setor turístico, bem como sobre o funcionamento da entidade.

12/02/2019 02h25
Por: Fábio Silva
Fonte: Secom - PMJ

Na noite da última sexta-feira, 8, aconteceu, no auditório do Museu Histórico de Jequié, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro, a reunião para eleição dos membros da primeira mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Estiveram presentes, o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; e membros participantes do Conselho.

Durante o encontro, o secretário foi convidado a discorrer sobre a política nacional, estadual e municipal pensada para o setor turístico, bem como sobre o funcionamento da entidade. Ainda, de acordo com o secretário, foi solicitado ao Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), apoio técnico para a elaboração de um inventário da oferta turística local, assim como suporte na capacitação de servidor vinculado a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para atuar no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), pretendendo, também, dar início ao processo de organização dos receptivos e, a partir de então, ampliar as discussões acerca das ações de fomento e de promoção dos destinos turísticos locais, em rede e de forma sustentável, junto ao Conselho Municipal de Turismo.

 

Em seguida, os conselheiros procederam ao início da votação para presidente do órgão colegiado, que tem entre as suas atribuições, de acordo com a Lei Municipal nº 2.023, de 23 de outubro de 2017, de autoria do prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira, deliberar e colaborar na implementação de ações públicas de organização e fomento do turismo local, a partir da elaboração de um Plano Municipal.

Com 13 votos válidos, foi eleito para presidir a mesa diretora, o empresário do ramo hoteleiro, Luzimar Mota, cujo mandato terá vigência até 8 de fevereiro de 2021, podendo ser reconduzido ao cargo, após nova eleição entre os pares. O turismólogo Alessandre Henrique da Cruz, que também pleiteou a presidência, obteve três votos, assumindo, portanto, o cargo de secretário executivo da entidade. Segundo a legislação municipal relacionado ao conselho, a entidade deverá se reunir, ordinariamente, uma vez por mês, podendo convocar reuniões extraordinárias, em qualquer tempo, devidamente justificadas.

 

Em 2017, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, viabilizou a adesão do município ao Mapa do Turismo Brasileiro e ao Programa de Regionalização do Turismo, proposto pelo Ministério do Turismo (MTur), integrando Jequié a zona turística “Caminhos do Sudoeste”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.