PI.893/20 - PREFEITURA DE JEQUIE - CORONAVÍRUS
PI.076369 - FIQUE EM CASA - Leiaute
Dengue

Em Jaguaquara número de casos da dengue aumenta

As ocorrências da doença, que tem como vetor o mosquito Aedes Aegypti, são registradas em sua maioria na zona urbana do município

09/03/2020 06h00Atualizado há 1 mês
Por: Fátima Oliveira
Fonte: Google
Fonte: Google

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde do município de Jaguaquara-BA, a Sra Daniela Matos Portugal, os casos de dengue vêm aumentando desde a metade do mês de fevereiro.

Até a última quinta-feira (05), foram contabilizadas pelo Sistema de Informação (Sinan), 287 suspeitas de dengue, com 21 casos confirmados, afirma a diretora.

Salienta a diretora ainda, que há uma tendência de aumento, visto que, nem todos os dados foram inclusos no sistema, além da secretaria de saúde está aguardando resultados de exames laboratoriais.

As ocorrências da doença, que tem como vetor o mosquito Aedes Aegypti, são registradas em sua maioria na zona urbana do município, por isso as ações de prevenção e combate, que estão sendo executadass pela secretaria têm como foco estas áreas.

Segundo a diretora, além dos agentes de endemias que tem feito um trabalho preventivo, durante esta semana a secretaria de saúde realizará nos bairros, contando com o suporte de outros setores da administração e escolas, mutirões de conscientização junto à comunidade, que consistem em visitas, informações e inspeção dos domicílios.

Na programação desta semana, os mutirões ocorrerão no Bairro da Palmeira, nesta terça-feira, no Bairro da Lagoa, na quarta-feira e na quinta-feira, nas Malvinas I e II. Outras localidades serão contempladas nas semanas seguintes.

Daniela Portugal chama atenção para a importância da vigilância doméstica e a denúncia a secretaria de possíveis focos no entorno e afirma:

“O problema das arboviroses no nosso município, dengue, chicungunha e zica, é um problema de saúde pública e é um problema de todos, não é um problema só da gestão, é da gestão e da população. Então a gente tem que ter essa consciência de que a gente precisa ter os cuidados para não estar criando focos dentro da nossa casa, ou ao redor, nos quintais. Os agentes de endemias fazem o trabalho deles, mas a população também precisa fazer a sua parte”.

Os atendimentos às suspeitas de dengue são feitas nas Unidades Básicas de Saúde ou na emergência, antigo Centro de Saúde de Jaguaquara (CSJ), a diretora ressalta que a secretaria de saúde dispõe de exames laboratoriais gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde a coleta é feita por empresa parceira e encaminhadas para análise.

Com relações a outras doenças causadas pelo Aedes, Daniela Portugal informa que há suspeita de casos de Zica e Chicungunha, mas nenhuma confirmação.

Segundo o Mistério da Saúde, a dengue é uma doença febril grave, causada por um arbovírus, que tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Os principais sintomas da dengue são: • Febre alta > 38.5ºC. • Dores musculares intensas. • Dor ao movimentar os olhos. • Mal estar. • Falta de apetite. • Dor de cabeça. • Manchas vermelhas no corpo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 12h19
34°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 20°
38°

Sensação

4.3 km/h

Vento

53.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
JOSE HENRIQUE MARTINS ( Cota Despesa Site)
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas