Terça, 26 de Maio de 2020 00:48
75.988218076
Cidades Falta de Água

Audiência pública em Jaguaquara discute problemas de falta de água

Reclamação é geral no município

07/12/2019 12h27 Atualizada há 6 meses
Por: Fátima Oliveira Fonte: Fátima Oliveira
Fotos: Fábio Silva
Fotos: Fábio Silva

Foi realizada na noite desta sexta-feira (06), na sala de sessão da Câmara Municipal de Jaguaquara audiência pública para discussão dos problemas de falta d'água enfrentados pela população de Jaguaquara, Itaquara e Irajuba, participantes do sistema integrado de fornecimento de água realizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Entre as principais reivindicações da população contra a empresa está a falta de organização, a inexistência de projetos de proteção das nascentes, as cobranças abusivas de água e esgoto, e a falta de manutenção dos reservatórios naturais.

De acordo com Gilmara Xavier, moradora do residencial Jatobá, houve situações em que passou cerca de dois meses sem abastecimento de água, e acrescenta:

“Essa situação não é de hoje não, já vem há muito tempo, e agora está piorando, porque até aula já está faltando, está parando aulas por falta d’água; é uma vergonha, a escola fechar a porta porque não tem água, e não foi só uma vez, nem só uma escola”.

Outra questão proposta pelo ex-vereador José Vitorino diz respeito à limpeza e manutenção do reservatório localizado as margens da BA 545, no Baixão de Ipiúna. Segundo o mesmo, a falta de limpeza na barragem reduz sua capacidade de armazenamento e consequentemente ocasiona desabastecimento.

Segundo Drº Leonardo Gomes Ribeiro, Analista de Saneamento da Embasa, soluções para o desabastecimento das cidades já estão sendo tomadas pela empresa, a exemplo do investimento de R$ 4,5 milhões:

Com relação a ações de curto prazo o analista expôs que a partir deste sábado (07), o novo sistema já operará melhorando o fornecimento. Para localidade de nível acentuado, o analista se prontificou a avaliação das demandas e disponibilização de carros pipas para áreas mais críticas e emergenciais.

Foi coletado assinatura dos presentes para elaboração de um manifesto popular que será apresentado ao Ministério Público.

Na avaliação da vereadora Drª Sara Helem dos Reis, autora da indicação que solicitou a audiência, o encontro representa o anseio por solução, de uma parcela da população, que embora de forma tímida, compareceu.  Com relação às respostas da Embasa, a vereadora admite:

“Na questão técnica, a gente agradece porque eles tentaram trazer alguma coisa pra responder, mas para o nosso questionamento, infelizmente foi vazio,não trouxe a resposta que nós queríamos, queríamos saber a arrecadação da Embasa no nosso município, eles apenas dizem que são deficitários, mas não traz números, a gente sabe que se somar estas contas tem condições de melhorar, então não foi razoável, a gente precisa de mais, por isso que a gente não vai parar”.

Compareceram a audiência o Drº Geraldo Lessa, representando a prefeitura Municipal de Jaguaquara, Vereadores de Jaquaquara e Itaquara, representantes da Embasa e sociedade civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Jaguaquara - BA
Jequié - BA
Atualizado às 00h41 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

20° Sensação
10.1 km/h Vento
97.1% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias