Rádio Diário
JAGUAQUARA - ESCOLA DE IDIOMAS - (Cota Fátima Oliveira)
Saúde

USF Jorge Amado em Jaguaquara realiza sensibilização Novembro Azul

Tem se observado ultimamente um aumento dos números de sífilis no Brasil todo

27/11/2019 21h21Atualizado há 3 semanas
Por: Fátima Oliveira
Fonte: Fátima Oliveira
Fonte: Fátima Oliveira

A Unidade de Saúde da Família – USF Jorge Amado realizou na tarde desta quarta-feira (27), Dia D de sensibilização Novembro Azul, que teve por objetivo chamar a atenção dos homens para os cuidados com a saúde e a oferta de exames básicos.

Fez parte da programação uma palestra com o Clínico Geral, Drº José Alexie Cruzado, que expôs a cerca das principais causas do câncer de próstata, diagnóstico, tratamento, formas de prevenção; assim como foi disponibilizado testes rápidos, glicemia, aferição de pressão e solicitação de PSA.

Segundo Drº Luís Alberto Leva, médico da unidade, não fosse o preconceito que os homens  ainda tem de fazer os exames detectores do câncer de próstata, a exemplo do toque retal,  a incidência de câncer seria menor. O médico ainda explica, que estas campanhas de  sensibilização são importantes para estimular a população na busca por assistência médica nos PSFs.

Sobre os testes rápidos (Hepatites, HIV e Sífilis), Drº Luís comenta que há grande relevância, visto que são complementares ao diagnóstico de câncer de próstata:

“Estes exames são para saber se além da próstata, este paciente tem sífilis, que é um dos testes rápidos, porque tem se observado ultimamente um aumento dos números de sífilis no Brasil todo. Também é feito teste para ver se o paciente tem HIV e hepatites, que são doenças que podem desenvolver-se levando a câncer de fígado”.

Para o coordenador da USF, Sr Charles Arruda da Silva, o fato do homem ter dificuldade de cuidar da própria saúde implica maior necessidade de promoção de campanhas de sensibilização, mas avalia que o evento teve bom resultado:

“É sempre gratificante para nós trabalhar com a população, pra mim foi positivo, embora não tenha vindo todas as pessoas convidadas”.

Além de médicos, a equipe teve a participação de enfermeiros e agentes de saúde.

  • USF Jorge Amado em Jaguaquara realiza sensibilização Novembro Azul
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.