Domingo, 09 de Maio de 2021 05:44
75.98821- 8076
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto cria protocolo para combater violência contra mulher no transporte público

Segundo o autor, pesquisa aponta que 97% das mulheres já foram vítimas de assédio em meios de transporte

16/04/2021 14h40
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Alexandre Frota:
Alexandre Frota: "Objetivo é abrir mais um canal de denúncia e proteção às mulheres - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 82/21 estabelece um protocolo de segurança para proteger mulheres vítimas de importunação sexual, abuso ou violência em veículos do transporte público coletivo. O protocolo tem como fundamentos a responsabilização do autor e o enfrentamento de toda forma de violência contra a mulher. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo a proposta, funcionários do transporte público ficam obrigados a acionar imediatamente o aparato policial sempre que presenciarem situações ofensivas às mulheres dentro dos veículos de transporte coletivo, devendo ainda acionar o conselho tutelar quando os casos envolverem crianças e adolescentes.

Motoristas e cobradores
O projeto define como diretrizes para a efetivação do protocolo de segurança, entre outras ações, a promoção de atividades educativas e pedagógicas voltadas à conscientização da população; a avaliação e monitoramento permanentes dos serviços por meio de relatórios técnicos; e a formação continuada das equipes multidisciplinares envolvidas em atividades educativas e pedagógicas com a população, motoristas e cobradores.

“Em 2019, os institutos Patrícia Galvão e Locomotiva divulgaram um estudo apontando que 97% das mulheres afirmaram que já foram vítimas de assédio em meios de transporte, e 71% das pessoas conheciam alguma mulher que já havia sofrido assédio em público”, observa o autor do projeto, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). "O objetivo do projeto é abrir mais um canal de denúncia e proteção às mulheres”, conclui.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 05h35 - Fonte: Climatempo
18°
Chuva

Mín. 18° Máx. 30°

18° Sensação
14.8 km/h Vento
96.4% Umidade do ar
90% (45mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Chuvoso
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias