Rádio Diário
Falta d'água

Obras no sistema de captação em Jaguaquara provocam desabastecimento de água

A Embasa tem sido alvo freqüente de diversas reclamações por parte da população

14/11/2019 22h55Atualizado há 4 semanas
Por: Fátima Oliveira
Fonte: Google
Fonte: Google

A população de Jaguaquara e demais cidades (Itaquara e Irajuba) abastecidas por sistema integrado sofrem com a falta de água. Na visão do Sr Arivan Pinheiro Sampaio, gerente do escritório local, isso se dá por conta das obras de manutenção no sistema de abastecimento.

Segundo o mesmo, atualmente a operação conta com uma vazão de 90 l/s, o que é insuficiente para o atendimento de toda a população, resultando em desabastecimento em algumas áreas. A causa da redução no volume de água se deve a ampliação do sistema de abastecimento no Rio das Almas, que prevê um aumento para 126 l/s na vazão de captação.

As obras fazem parte de um contrato firmado entre Embasa e Prefeitura Municipal de Jaguaquara pelo prazo de 30 anos e está orçado em aproximadamente R$ 162 milhões.

Ainda de acordo o Sr Arivan Pinheiro, a captação de água atualmente é feita apenas no Rio das Almas, visto que, o Rio Andaraí, principal manancial de captação, apresenta baixos níveis de armazenamento de água.  Devido à degradação ambiental não registra nascentes que o alimentam.

A Embasa tem sido alvo freqüente de diversas reclamações por parte da população, através dos meios de comunicação local. Com a chegada do verão, prevista para o próximo dia 22 de dezembro, a tendência é que a falta de água se acentue. Por isso a recomendação aos consumidores é adoção de atitudes que evitem o consumo excessivo e o desperdício de água, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.