Rádio Diário
PREFEITURA DE JEQUIÉ - PI: 765/19 - NOVEMBRO - SARAMPO
Feira Livre

População de São José do Jacuípe conta com novo Mercado Municipal

Investidos mais de R$ 448 mil.

01/11/2019 20h11
Por: Redação
Fonte: Secom: Bahia

Agricultores familiares do município de São José do Jacuípe, Território de Identidade Bacia do Jacuípe, que produzem hortaliças, verduras, frutas, peixes e carnes, além de diversos biscoitos, beijus e doces, passam a ter um novo espaço para comercialização.  Foi inaugurado, nesta sexta-feira (01), o Mercado Municipal de São José do Jacuípe, localizado na Praça da Feira, após reforma. A ação, que inclui também a entrega de 40 barracas de feira livre padronizadas, é resultado dos investimentos do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

O objetivo principal é fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar nos municípios baianos. A iniciativa integra a estratégia do  Governo do Estado de promover o desenvolvimento rural, com geração de renda, visando autonomia e sustentabilidade, para melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo, além de ser um incentivo ao desenvolvimento econômico local, influenciando positivamente os produtores e a população do município.

 

“A gente entende que uma obra como essa do Mercado tem uma importância fundamental para o município. É um empreendimento que se configura como uma grande indústria, pois gera renda para mais de 120 famílias, e movimenta uma cadeia produtiva muito expressiva, que fortalece a economia e traz desenvolvimento para o município”, declarou o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

 

Para a reforma e adequação do Mercado Municipal foram  investidos mais de R$ 448 mil. A ação, que beneficiará mais de 200 famílias, inclui a qualificação da estrutura física do mercado e implantação das novas instalações elétricas e hidrossanitárias, para oferecer um espaço adequado, com segurança, conforto e higiene, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária.

 

Erismar Almeida, prefeito de São José do Jacuípe, conhecido popularmente por Erismar de Amadinho, destacou que o Mercado Municipal tem agora uma nova estrutura, toda renovada, dentro dos padrões da Vigilância Sanitária: "Com certeza, o mercado vai trazer muito mais qualidade em nossos produtos, conforto para os consumidores e para as pessoas que vendem carnes. A população, no geral, tem muito a ganhar com essa qualidade e estrutura".

 

Jancelma Macedo, que produz hortaliças na Comunidade Fazenda Pau Ferro, às margens da Barragem de São José do Jacuípe, falou da organização que as novas barracas padronizadas irão trazer para a Feira de São José do Jacuípe: "Eu produzo hortaliças como coentro e alface e trabalho com beijus recheados na feira e acho que a chegada das barracas vai ser muito boa para a gente, trazendo uma organização. Vai ficar bem legal padronizar a feira".

 

Pedrina Oliveira, que trabalha há cerca de seis anos com a família na atividade da pesca e venda de pescado, a exemplo da piranha, traíra e tilápia, ressaltou a importância do investimento do Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, para a reforma e qualificação de mercados municipais, como o de São José do Jacuípe: "O box no mercado agora está todo organizado, tudo limpinho, de boa qualidade. Vale a pena investir e vale a pena estar lá no mercado". 

 

O Governo do Estado vem investindo em construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Nos últimos anos, cerca de 60 mercados foram entregues a populações urbanas ou rurais, oferecendo estrutura e condições adequadas, tanto para quem produz e vende, quanto para quem compra e consome.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.