Rádio Diário
PREFEITURA DE JEQUIÉ - PI: 765/19 - NOVEMBRO - SARAMPO
Porto Seguro

Renovação Carismática Católica da Bahia realiza o 18º Congresso Estadual

O Congresso, extensão das comemorações dos 50 anos do movimento no Brasil celebrado em 2017

28/10/2019 06h55Atualizado há 3 semanas
Por: Fátima Oliveira
Foto: RCC
Foto: RCC

Aconteceu neste final de semana (25 - 27), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, em Porto Seguro - BA, o 18º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica - RCC.

O Congresso que é extensão das comemorações dos 50 anos do movimento no Brasil, celebrado em 2017, representa um recomeço, por isso sua realização em Porto Seguro, cidade onde ocorreu o Descobrimento do Brasil, em 1500.

Para Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis que presidiu a Celebração de abertura, o encontro em Porto Seguro, “Terra Marter do Brasil, onde tudo começou como civilização brasileira” é renovação para a Igreja no Estado, momento dos leigos tomarem consciência de sua missão:

“Aqui tivemos a alegria de ser anunciado pela primeira vez o Evangelho. Que este congresso seja um levantar dos leigos na Igreja, tomar consciência da sua vocação batismal: de que todos nós somos discípulos missionários de Jesus Cristo, e ser também distribuidores dessa grande riqueza, (...). Levanta Igreja, ser uma Igreja em saída, uma Igreja missionária, uma Igreja que não fica amorfa, parada, mas que seja um momento de revitalização, um momento bonito desses leigos todos participando, torna-se um grande exército de Jesus, espalhado por estes quatro cantos da Bahia, levando esta riqueza de Deus”.

O evento que teve o apoio do Corpo de Bombeiros Civil e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro reuniu cerca de cinco mil participantes de diferentes regiões do Estado, de acordo com a estimativa da RCC – BA.

Participaram do evento: leigos, coordenadores estaduais do movimento; Kátia Roldis Zavaris, presidente nacional da RCC; padres; Dom José Edson Santana de Oliveira, Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna, assim como a Srª Cláudia Oliveira, prefeita da cidade de Porto Seguro.

A Renovação Carismática Católica nasceu na Universidade de Duquesne, em 1969, na Pensilvânia (EUA). Sua missão é “fazer discípulos de Jesus Cristo, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo”.

  • Renovação Carismática Católica da Bahia realiza o 18º Congresso Estadual
  • Renovação Carismática Católica da Bahia realiza o 18º Congresso Estadual
  • Renovação Carismática Católica da Bahia realiza o 18º Congresso Estadual
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.