Rádio Diário
PREFEITURA DE JEQUIÉ - PI: 765/19 - NOVEMBRO - SARAMPO
Social

Exclusiva: Secretária de Desenvolvimento Social faz balanço dos projetos sociais desenvolvidos na Cidade.

Desenvolvimento habitacional é um dos principais desafios sociais.

16/10/2019 09h25Atualizado há 1 mês
Por: Fátima Oliveira
Foto: Divulgação / Ascom
Foto: Divulgação / Ascom

Há pelo menos 03 (três) anos a frente da pasta, a secretária Edione Oliveira Agostinone,  faz um balanço positivo da secretaria. Segundo ela, o trabalho desenvolvido é resultado da ação conjunta de sua equipe e do apoio do prefeito Giuliano Martinelli.

Dentre os projetos desenvolvidos está a reinauguração da sede do Centro de Referências Especializado em Assistência Social  (CREAS); recuperação da sede do Bolsa Família no Entroncamento; reforma da Casa Lar, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade;  Itinerante Social na Itiúba; atendimento de 400 famílias no  Programa Criança Feliz; aquisição de veículo para o Conselho Tutelar; realização  de evento no Dia das Crianças; distribuição de peixe na Semana Santa, entre outros.

“Principais demandas: benefícios eventuais (aluguel social e cesta básica); Beneficio de Prestação Continuada - BPC; Bolsa Família, andarilhos procurando deslocamento entre cidades.” 

Edione Agostinone destacou, que o desenvolvimento habitacional é um dos principais desafios sociais. De acordo com informações da secretaria, existe hoje um déficit de moradias para 3 (três) mil famílias. 

A comunidade Quilombola, localizada no bairro Casca, é o principal reflexo desta realidade, pois situa-se em terreno acidentado, com interdição da Defesa Civil. A secretária informou ainda, que a comunidade dispõe de associação, certificação dos Palmares, Cadastro Único, bem como um terreno e projeto arquitetônico de habitação. No entanto, a falta de recurso é obstáculo à sua  execução.

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) estabelece que são atribuições da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social  planejar, coordenar e executar a Política Municipal de Assistência Social e a Gestão do Sistema Único de Assistência Social no Município (SUAS), disponibilizando serviço de proteção social básica e especial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.