Rádio Diário
AG. MARTA - POLPAS NUTRICAU
PI: 673/19 - ABRA O OLHO QUE VOCÊ VÊ
Escola de Idiomas
Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Jaguaquara realiza campanha Outubro Rosa

As ações de promoção à saúde teve início em 02 de outubro

10/10/2019 11h31Atualizado há 1 semana
Por: Fátima Oliveira
Foto: Fatima Oliveira
Foto: Fatima Oliveira

A prefeitura de Jaguaquara através da Secretaria de Saúde está realizando neste mês de outubro a campanha de prevenção ao Câncer de Mama. 

As ações de promoção à saúde teve início em 02 de outubro na USF Taciano de Paula no Entrocamento de Jaguaquara. 

Estão programadas ainda quatro grandes feiras voltadas à saúde da mulher. A primeira acontecerá dia 23 de outubro na sede da Unidade de Pronto Atendimento - UPA no Km 43, em parceria com a Via Bahia,  a  segunda acontecerá dia 29 em Itiúba; outras duas estão planejadas para o mês de novembro na sede do município  e no Baixão de Ipiúna.

As feiras fazem parte do projeto Saúde das Mulheres – Projeto Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres,  que tem duração de um ano e meio e contempla também a l capacitação dos profissionais de saúde.

Nestes eventos serão ofertados serviços como autoexame da mama, preventivos, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, bem como palestras sensibilizadoras, com apresentação de  vídeos de mulheres do munícipio que já superaram a doença.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta as brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, acometendo principalmente mulheres entre 40 e 69 anos. Entre os principais fatores de risco estão o histórico familiar, consumo de álcool, sedentarismo e exposição a agentes químicos como agrotóxicos.

Segundo Jaqueline A.de Souza Ribeiro, diretora da assistência à saúde e enfermeira, conhecer o corpo, está atenta às alterações, realizar o autoexame uma vez por mês, uma semana após a menstruação, são formas que a mulher tem de prevenir a doença:

 “A mulher precisa cuidar-se diariamente, a questão alimentar, atividade física. A gente vive hoje num nível de estresse elevadíssimo, isso prejudica a nossa saúde, então que cada um possa cuidar-se nas mínimas coisas, o tocar, principalmente pra realizar o autoexame da mama (...), e ter o cuidado de pelo menos uma vez ao ano realizar o preventivo e a mamografia.”

Após constatar alterações no corpo, a mulher deve buscar atendimento na USF onde será dado o encaminhamento necessário. 

Através do Sistema Único de Saúde, Jaguaquara possui parceria com a Policlínica Regional de Jequié veiculado ao Hospital do Amor em Barreto, o Hospital da Mulher  e o Cican - Centro Estadual de Oncologia, ambos em Salvador, onde são realizadas ultrassonografias, mamografia e outros exames de alta complexidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaguaquara - BA Notícias de Jaguaquara - BA
Jequié - BA
Atualizado às 06h16
23°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 19°
23°

Sensação

9 km/h

Vento

91.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Jose Henrique Martins
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas