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Desenvolvimento

Dia D oferta serviços e vagas de emprego para pessoas com deficiência

A expectativa é ofertar mais de 700 vagas de emprego

24/09/2019 17h18
Por: Redação
Fonte: Secom - Bahia

Como parte das ações do Setembro Verde, mês Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Governo do Estado, através das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizará a sexta edição do Dia D da Inclusão Profissional, nesta quinta-feira (26), a partir das 8h, em Salvador. O evento, que acontecerá no Terminal Rodoviário de Pituaçu, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), promoverá serviços gratuitos e vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.

A expectativa é ofertar mais de 700 vagas de emprego, de 50 empresas soteropolitanas, e atender 1.200 pessoas na ação. Para ter acesso a qualquer serviço, os candidatos interessados devem ter, em mãos, RG, CPF, comprovante de residência atualizado e Carteira de Trabalho (CTPS). No caso de inscrições em estágio e cursos profissionalizantes, é preciso levar ainda o currículo e o comprovante de escolaridade, respectivamente.

Também será possível emitir a segunda via da Carteira de Trabalho e o Passe Livre Intermunicipal para PCDs, que assegura gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário do estado, às pessoas com deficiência comprovadamente carentes. A Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba), vinculada à SJDHDS, estará presente no evento para auxiliar na comunicação com as pessoas surdas através de Libras.

Os documentos complementares para emissão da segunda via da CTPS incluem a Carteira antiga, Boletim de Perda ou Roubo da anterior e documento oficial que conste número e série. Já para o Passe Livre, é necessário o atestado médico com CID, cópia de um documento de identificação, comprovante de renda familiar (extrato bancário ou a Declaração de Benefício – Nada Consta do INSS), Carteira de Trabalho, e, caso haja acompanhantes, a cópia do RG e CPF do acompanhante. Para menores de idade, a documentação exigida é a Carteira de Identidade e CPF ou a Certidão de Nascimento.

Segundo o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni, por mais que já esteja previsto por lei (Lei 8.213/1991) que empresas com 100 ou mais colaboradores devem destinar de 2% a 5% de seus cargos às PCDs ou beneficiários reabilitados, é fundamental que as empresas se conscientizem da importância da inclusão social. Para tanto, a SJDHDS escolheu falar sobre empregabilidade na campanha do Setembro Verde deste ano, através do tema: “Eu sou dEFICIENTE no mercado de trabalho”.

“O Dia D é o ápice do que trabalhamos na campanha, pois teremos 700 pessoas com deficiência empregadas. Além da inserção no mercado, elas provarão sua capacidade para trabalhar e terão sua condição de vida melhorada, que é nosso grande objetivo”, afirmou.

A ação também conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Sistema Nacional do Emprego (SINE) e SineBahia e integra as atividades da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

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Jose Henrique Martins
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