Rádio Diário
AG. MARTA - POLPAS NUTRICAU
PI: 673/19 - ABRA O OLHO QUE VOCÊ VÊ
Escola de Idiomas
Economia

Ceasa de Jaguaquara movimenta a economia de cidades do Vale do Jiquiriçá

O Ceasa de Jaguaquara tem grande importância regional,

24/09/2019 05h13Atualizado há 4 semanas
Por: Fátima Oliveira
Foto: Fátima Oliveira / Diário em Foco
Foto: Fátima Oliveira / Diário em Foco

Inaugurado na década de 70, o mercado do produtor Ceasa passou à iniciativa privada, em 2018.

Atualmente é administrado pela concessionária Dinâmica Administradora.  O valor da concessão foi de R$ 15,2 milhões e prevê reforma, exploração, operação, manutenção e desenvolvimento, pelo período de 30 anos.  

Leandro Teixeira Lemos

 

 

Leandro Teixeira Lemos, administrador, informou a reportagem do site Diário em Foco que foi feito investimentos estruturais como: instalação de manilhas subterrâneas para drenagem, reforma da parte elétrica, aquisição de um gerador, ampliação do sistema de monitoramento, através de câmeras em HD, aquisição de contêineres e um caminhão para coleta e descarte do lixo, além do aumento do número de boxes e a restauração do telhado.

 

 

 

 

O usuário do mercado, Juvenil Shibasaki (60), vê as mudanças ocorridas como válidas e significativas, principalmente na segurança, manutenção e organização.

 "Hoje dá para trabalhar com segurança, o que não ocorria antes (...), as pessoas que vinham aqui reclamavam muito, porque não havia segurança, sanitários descentes e adequados, não havia manutenção; a falta de recursos impossibilitava o bom funcionamento, apesar do esforço da antiga gerência."

No entanto, a concessão para alguns produtores locais não trouxe apenas benefícios, muitos reclamam da taxa anual e de cobranças que consideram abusivas.

Para o produtor Emenegildo Silva, (56), há situações em que o produtor precisa pagar a saída da mercadoria que não vendeu.

Atualmente o mercado opera 24h e semanalmente recebe, em média, 800 veículos entre cargas e descargas. Os principais produtos comercializados são tomate, chuchu, pimentão, pepino e maracujá, oriundos da produção local e de cidades vizinhas como Itiruçu, Maracás, Lagedo do Tabocal e Porto Alegre.

O Ceasa de Jaguaquara tem grande importância regional, abastece num raio de 150 Km todas as cidades, incluindo Jequié e Santo Antônio de Jesus, além de fornecer mercadorias para vários estados, a exemplo de Pernambuco e Sergipe, e das regiões Sul e Sudeste. O entreposto atual ainda,  recebendo produtos como cenoura, cebola, batatinha e repolho de outras cidades do País.

Os Ceasas são centros de abastecimento que concentram a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, ampliando, organizando e promovendo a integração da produção nacional.

NOTA DA ADMINISTRAÇÃO

Primeiro venho aqui parabenizar o Grupo Diário em Foco pelas excelentes matérias e pelo importante serviço que vem sendo prestado à população de Jaguaquara e região 

Aproveito a oportunidade para esclarecer que os produtores rurais cadastrados no Ceasa não pagam para comercializarem suas mercadorias

A única despesa que o produtor rural tem é um cadastro anual, feito em junho no valor de 50 reais onde eles recebem 1 adesivo para o carro, podem participar de palestras como a do último sábado dia 21/09 (sobre rastreabilidade) e podem ser beneficiados com projetos como Nascente Forte ( revitalização de nascentes)

Leandro Lemos

Administrador Ceasa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 06h36
23°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 19°
23°

Sensação

8.7 km/h

Vento

82.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Jose Henrique Martins
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas