PI: 646/19 - PREFEITURA DE JEQUIE - SETEMBRO AMARELO
Jequié

Prefeitura de Jequié e órgãos de segurança realizam diálogo com mulheres sobre a Lei Maria da Penha

Durante o diálogo, as mulheres presentes foram conduzidas a compreensão de tópicos importantes sobre a temática

24/08/2019 07h25
Por: Redação
Fonte: Secom - PMJ
159

Com o slogan ‘Vamos meter a colher, SIM!’, que tem o objetivo de fortalecer as informações essenciais para o entendimento da lei que protege as mulheres contra a violência doméstica, a Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Jequié, através do Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM), da Secretaria de Desenvolvimento Social, e em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), com a Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar (ORMP/PM), e com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subsecção de Jequié), realizou nesta quinta-feira, dia 22, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Alto da Bela Vista, no bairro Joaquim Romão,  um diálogo com as mulheres sobre a Lei Maria da Penha.

Na ocasião, estiveram presentes, o gestor da Proteção Especial, Ricardo Tuacha, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; a coordenadora do CRAS, do Alto da Bela Vista, Sandra Lisboa; a coordenadora do NAM, Geane Soares; a equipe técnica do NAM; a delegada da DEAM, Alessandra Pimentel; a comandante da Ronda Maria da Penha Jequié, Patrícia de Oliveira Batista; as advogadas Carola Queiroz, Letícia Castro, Aline Lessa, Taila Novaes e Bruna Cardoso, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subsecção de Jequié), e as mulheres atendidas pelo CRAS.

Durante o diálogo, as mulheres presentes foram conduzidas a compreensão de tópicos importantes sobre a temática: o que é a Lei Maria da Penha e os tipos de violência exercidos contra as mulheres que são denominadas pela lei como violência física, sexual, moral, patrimonial e psicológica. Foram exemplificadas situações que levam ao ciclo de violência e os impactos na autoestima da mulher, como reconhecer a violência doméstica e buscar ajuda nos órgãos de segurança. Informações sobre a chegada da ORMP da Polícia Militar, que irá fortalecer o trabalho realizado pela DEAM no município de Jequié.

Segundo a coordenadora do NAM, Geane Soares, o diálogo teve a missão de levar informações a respeito da Lei Maria da Penha, conscientizando mulheres para que possam identificar ações de violência exercidas contra elas e outras pessoas.

“O intuito desse momento, proporcionado pela Prefeitura de Jequié, por meio do NAM, da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com os órgãos de segurança, foi visando estabelecer um contato próximo às mulheres do CRAS, do Alto da Bela Vista, para falar sobre um tema tão delicado, que é o da violência contra a mulher. Comemorados neste mês de agosto 13 anos da execução da Lei Maria da Penha, que protege e defende as mulheres atingidas pela violência doméstica. Hoje, através deste diálogo, estamos impactando para que elas saibam que existe uma rede de proteção atuante no município preparada para acolher e defender todas as mulheres que forem violentadas.”, disse a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Mulheres, Geane Soares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.