Quarta, 05 de Maio de 2021 19:16
75.98821- 8076
Cidades Artistas de Serra

Músicos Serramalhense passam por momentos difíceis durante a pandemia

Serra do Ramalho é um município revelador de talentos

17/03/2021 22h06 Atualizada há 2 meses
Por: Josemar Areda Fonte: Sucesso FM
Pixabay License
Pixabay License

Os músicos de Serra do Ramalho em entrevista exclusiva para Rádio Sucesso FM, durante o Jornal apresentado no horário de meio dia, desta quarta feira (17), falou das dificuldades encontradas pela classe para se sustentarem. 

Serra do Ramalho é um município revelador de talentos, tanto com instrumentistas como cantores. Mas mesmo sem a pandemia já era difícil de um músico conseguir se manter só de música. Quase todos têm outra profissão para complementar a renda. No ano passado surgiu uma situação atípica não só em serra, mas em todo Brasil, a PANDEMIA.

Com os decretos do Governo Federal e Estadual foi se acabando os eventos, fazendo com que essa classe ficassem sem poder trabalhar e desde quando pararam, aqui em Serra nunca mais puderam voltar a se apresentarem. O Percussionista Rodela, disse:

“A situação é complicadíssima, imagina você ter um trabalho um meio de ter como levar o pão pra sua casa e por causa de uma doença você não poder mais faze isso? Imaginam quantas pessoas preocupadas, pessoas que perdem até o sono. Você ganha seu dinheiro, de uma hora para outra já não pode mais fazer nada.” afirmou!

O Cantor Edu Baiano também falou da situação em que os músicos se encontram em Serra:

“A coisa está bem complicada, eu tenho 22 anos na música, e durante esse tempo todo eu não fazia outra atividade, eu até tenho conhecimento em outras áreas, mas infelizmente não estou em forma pra exercer essa profissão e também não está tendo outras opções, quando tava normal durante a semana eu pescava e com a pandemia fechou tudo e a pesca parou agora to fazendo bico na área de solda, pois sou soldador profissional, esse foi o único jeito que achei para ganhar meu sustento por que aqui não tem outra opção.

Outro músico que também falou conosco foi o cantor, Jossy Silva. Ele relata que foi contemplado com a lei Aldir Blanc, mas é muito pouco. Outra alternativa seria as lives, mas nem pela internet eles conseguem, explica:

“A live beneficia artistas de grande porte, eu acho que sim, até live beneficente mesmo, não está dando certo, a gente se prepara para fazer uma e não arrecada nada e não é culpa de ninguém, por que está uma dureza, o cara está lá assistindo e pensa, também estou quebrado, como vou depositar 10 ou 20 reais na conta dessa pessoa se eu estou no aperto. A gente entende, a ultima que fizemos foi para presta conta ao governo e para secretaria de cultura para mostrar que recebemos o recurso.”

Em relação a Lei Aldir Blanc, Walter que tem uma banda que emprega 12 pessoas no total e apenas 2 foram contemplado com o beneficio e outras não conseguiram ao menos se escrever por problemas na antiga gestão de Cultura.

“A gente ta aguardando aí, segundo pessoal da Cultura, fala que eles pediram até fim do mês agora para poderem solucionar isso e ver o que vai acontecer.”

O Diretor de Cultura de Serra do Ramalho Igor Santos, falou que o momento é muito delicado para toda classe artística não só em Serra, mas no Brasil inteiro.

“A lei emergencial Aldir Blanc repassou para Serra do Ramalho cerca de 251 mil para ser distribuídos para esses artistas, foram feito editais que é uma luta nossa desde antes de assumirmos a Diretoria de Cultura, já estávamos lutando para que esse recurso venha cair nas contas inclusive a parte desses recurso que alguns desses artistas receberam foi devido a luta nossa a cobrança intensas na gestão passada e estamos cobrando da gestão atual e toda conjuntura o processo mais ágil para que sejam pagos esses valores. Esses valores vão ser pagos sim para quem ainda não receberam e quem recebeu a menos vai receber o restante. Estamos aguardando só a publicação do TCM, os empenhos já foram feitos por papeis mas ainda não tinham sido publicado no TCM e a boa notícia é que já foi publicado, ou seja, o dinheiro não volta mais, o dinheiro vai ser pago para o artistas e estamos só organizando direitinho.” 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA

Serra do Ramalho - Bahia

Sobre o município
Serra do Ramalho é um município brasileiro do estado da Bahia, situado no Oeste deste estado, no Vale do São Francisco. Wikipédia Área: 2.677 km² Tempo: 22 °C, vento L a 10 km/h, umidade de 60% Hora local: quarta-feira, 22:04 População total (IBGE/2019): 31 472 hab Prefeito(a): Ítalo Rodrigo Anunciação Silva (PSD, 2017 – 2020) PIB (IBGE/2008): R$ 131 080,281 mil PIB per capita (IBGE/2008): R$ 4 107,94 Distância até a capital: 845 km
Jequié - BA
Atualizado às 18h58 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 31°

19° Sensação
13 km/h Vento
78.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (06/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol e Chuva
Sexta (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias