PI: 621/19 - PREFEITURA DE JEQUIE - ABRA O OLHO QUE VOCÊ VÊ
Aulão do Enem

Aulão do Enem reúne centenas de estudantes do pré-vestibular Universidade para Todos na Uneb

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou do aulão.

04/08/2019 10h43
Por: Redação
Fonte: Secom - Bahia

O teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador, ficou lotado, neste sábado (3), para o aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com os estudantes do pré-vestibular Universidade para Todos (UPT). Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o UPT é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, UEesc, Uesb e Uefs), com o objetivo de fortalecer a política de acesso à Educação Superior aos estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual.

O aulão aconteceu pela manhã e reuniu estudantes de Salvador e cidades da Região Metropolitana, a exemplo de Lauro de Freitas. A partir do tema “Por entre opressões e resistência que a História e a Literatura ensinam sobre a luta pelos Direitos Humanos”, foram revisados conteúdos das disciplinas de Redação, Literatura e História, de forma descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. Além da abordagem dos conteúdos, os estudantes do UPT e do Colégio Estadual Rômulo Almeida protagonizaram apresentações culturais. Aulões com outras áreas do conhecimento serão realizados até a data da realização das provas, que acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou do aulão. Ele, que é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), falou sobre a importância do projeto e aconselhou os estudantes sobre a necessidade do estudo e do controle emocional nesta fase de preparação para o Enem. “Esta é uma agenda muito emocionante, pois aqui na Uneb há um ambiente de muita expectativa dos estudantes de atualizar as informações e nossa também, mas que não é de peso no ombro de vocês. Tratem este momento compreendendo que somos parceiros de vocês: o Estado, a universidade, as escolas, as associações e os movimentos que estão aqui. Esta agenda do Universidade para Todos é para que a gente administre isso de forma coletiva, para ajudar vocês a realizarem seus sonhos de entrar na universidade, na Uneb, por exemplo, onde o reitor José Bites nos faz esta acolhida de forma tão carinhosa, neste dia. Nós também queremos compartilhar desta animação”, falou o secretário, ao destacar outras políticas adotadas pelo Governo do Estado e que beneficiam os estudantes universitários, a exemplo do Mais Futuro e do Partiu Estágio. 

Preparação para a realização de um sonho

O Aulão do ENEM foi especialmente emocionante para o estudante do UPT, Sandoval dos Santos Azevedo. Com 61 anos de idade, ele parou de estudar em 1982, ou seja, há 37 anos e, graças ao cursinho pré-vestibular, se prepara para entrar na universidade. "Eu sempre sonhei em ser um grande advogado e vi no UPT a oportunidade de entrar na Uneb. Nas aulas do cursinho, estou lembrando de assuntos que não via a muito tempo, tirando minhas dúvidas e anotando todas as dicas dos professores, para me sair bem na Redação. Assim, tenho certeza de que vou entrar na universidade e alcançar meu objetivo", comentou.

Igualmente motivada está a estudante Vanessa do Rosário, 19 anos. Ela já concluiu o Ensino Médio e diz que o UPT tem sido fundamental para que possa manter o ritmo de estudos. "O UPT me faz lembrar os assuntos que já foram estudados em sala de aula. Participar do UPT me deixa mais próxima da universidade pública, que acredito ser a melhor escolha para os estudantes oriundos de escolas públicas", avaliou.

Projeto de inclusão - O coordenador de projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a abrangência do cursinho. “Este programa tem um alcance social muito grande. Por meio das nossas quatro universidades estaduais, o Universidade para Todos é realizado em 202 locais, distribuídos em 143 municípios da Bahia, incluindo 11.505 estudantes, que, com isto, aumentam as chances de ingressar no Ensino Superior. É importante destacar que este programa, ao longo de dez anos, já possibilitou o ingresso de mais de 20 mil estudantes no Ensino Superior. E estes aulões são algumas das estratégias utilizadas para promover a revisão dos conteúdos e, também, a integração e uma motivação a mais para os beneficiados”. 

O reitor da Uneb, José Bites, também falou sobre o papel do UPT. “A Uneb é inclusiva e, nesta parceria com a Secretaria da Educação do Estado, colocou o UPT em todos os bairros de Salvador, dentro da Baía de Todos os Santos, nas aldeias indígenas e nos quilombos, para que todas as pessoas que não tinham oportunidade de estudar, possam fortalecer seus conhecimentos e tenham a oportunidade. E os resultados estão aparecendo e de forma crescente no vestibular da Uneb e das outras universidades públicas também”, afirmou.

A aula de redação foi ministrada pela professora especialista Líbia Gertrudes e pelos professores monitores Graziele Ferreira Santos e Márcio Caíque Santos Correia. A Literatura foi abordada pela professora especialista Ionaia Souza e pelos professores monitores Armando Januário dos Santos e Jennifer Ramos. Já a disciplina de História foi ministrada pela professora especialista Márcia Maria da Silva e pelos professores monitores Gleissia Santos e Matheus de Deus.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 15h03
24°
Pancada de chuva Máxima: 31° - Mínima: 18°
24°

Sensação

20 km/h

Vento

42.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Jose Henrique Martins
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas