Terça, 13 de novembro de 2018
73 98835-5350
Cidades

09/11/2018 às 17h11

20

Redação

Feira de Santana / BA

Prefeitura de Jequié realiza ação de prevenção ao câncer de próstata
No entanto, os sintomas citados também ocorrem em decorrência de alterações benignas, como acontece em próstata aumentada.
Prefeitura de Jequié realiza ação de prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo diversas atividades relacionadas à campanha nacional ‘Novembro Azul’, que acontece durante todo o mês de novembro com o objetivo de enfatizar as ações de diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata. Nesta sexta-feira, 9, aconteceu na Unidade de Saúde da Família Senhorinha Ferreira de Araújo, no bairro Curral Novo, uma palestra de conscientização sobre a importância do diagnóstico do câncer de próstata. A fisioterapeuta uroginecológica e mestranda em Ciências e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Taíse Ferreira; e os homens da comunidade que são atendidos pela USF.


A palestra, ministrada pela fisioterapeuta uroginecológica, Taíse Ferreira, que é mestranda em Ciências e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), abordou sobre o câncer de próstata, tipo de câncer geralmente identificado em parcela dos homens, especialmente com idade acima dos 50, sendo considerado raro antes dos 40 anos. Ela apresentou os sintomas da doença, que pode manifestar-se através de sinais, entre eles, dificuldade em urinar ou urina escura; diminuição da quantidade de urina; dificuldade em interromper a passagem da urina; vontade frequente para urinar; sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar, entre outros.


No entanto, os sintomas citados também ocorrem em decorrência de alterações benignas, como acontece em próstata aumentada. Por isso é necessário consultar o médico urologista pelo menos uma vez por ano, após os 40 anos de idade, para fazer exames, entre eles são os mais indicados, o toque retal, ou a análise sanguínea do PSA.



“Através de ações como essas, a Prefeitura da Jequié pretende reforçar o alerta à população masculina, público alvo do câncer de próstata, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença. Ao final da palestra, eles saem conscientes sobre como a prevenção é importante, e especialmente o diagnóstico precoce para que de imediato o paciente seja encaminhado ao tratamento, que é feito de acordo com o estágio da doença e do estado de saúde do paciente.”, disse o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky.


FONTE: Secom - PMJ

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium