Quarta, 18 de Maio de 2022
Geral Amazonas

PC-AM destaca trabalho realizado pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos

23/01/2022 às 12h40
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Em 2021, a Dercc teve saldo positivo no combate a crimes virtuais

Ao longo do ano de 2021, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), que é uma das principais unidades da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), teve um saldo positivo no combate a crimes que ocorrem no ambiente virtual. A especializada instaurou 197 Inquéritos Policiais (IPs), de janeiro a novembro de 2021, e elucidou 191 casos de sua competência. Os dados são da Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição de Inquéritos (Drad), da instituição.  

O delegado Reinaldo Figueira, titular da Dercc, enfatizou que os números são positivos e os trabalhos foram feitos com excelência. Ele destaca a colaboração dos delegados Rafael Montenegro e Heron Ferreira, respectivamente, adjunto e antigo titular da Dercc, no andamento dos trabalhos realizados em 2021.

“Além do registro diário de Boletins de Ocorrências (BOs), também realizamos diversos atendimentos à população, orientando e tirando qualquer tipo de dúvida relacionada aos crimes”, ressaltou o delegado.

O titular acrescenta também que, ao longo do ano, foram efetuadas mais de 360 Verificações Preliminares de Informação (VPI), que é a necessidade da apuração preliminar antes de se movimentar a máquina estatal na investigação de algum fato.

“Os VPIs auxiliam na instauração dos inquéritos, para que possam ser verificadas a veracidade das informações, autoria e materialidade, e caso haja, nós buscamos elementos e informações. A partir disso, a autoridade policial pode decidir se irá instaurar o inquérito ou produzir o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, informou Figueira.

Operações– Durante o ano, a unidade especializada realizou ações de destaque, com ênfase para a Operação Lâmia, que culminou no cumprimento de dois mandados, sendo um de prisão, e outro de busca e apreensão, pelo crime de estupro de vulnerável cometido em

ambiente virtual.

Figueira destaca também a Operação Aliquam, que foi deflagrada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), em que a especializada, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em conjunto com a Polícia Militar (PMAM), cumpriu  um total  de 18 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária pelos crimes de estelionato e organização criminosa.

O titular relembra que em outubro, os policiais realizaram uma ação social para presentear crianças e jovens do bairro Colônia Oliveira Machado, localizado na zona sul da capital.

Palestras– Visando combater o crime de Cyberbullyng, que vem se tornando um dos crimes mais recorrentes praticado nas escolas, foram realizadas palestras em escolas públicas como o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, em Manaus, e no Ceti Maria Izabel Desterro e Silva, de Iranduba.

A autoridade policial ressalta que este ano os trabalhos irão continuar, visando sempre orientar e combater as práticas criminosas no ambiente cibernético, sempre contando com a ajuda da população.

Registro de Ocorrência– As pessoas podem se dirigir a Dercc, localizada na dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, ou registrar o Boletim de Ocorrência (BO) por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico:https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/, e anexar provas como prints, boletos e outros documentos.

VÍDEO

Conteúdo:Sonora do delegado Reinaldo Figueira, titular da Dercc.

Link:https://we.tl/t-Iz0VPyvxau

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias