Domingo, 23 de Janeiro de 2022
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Geral Mato Grosso do Sul

Funtrab intermediou mais de 9 mil vagas para Pessoas com Deficiência em 2021 

De janeiro a novembro desse ano a Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) realizou a captação de 9.645 vagas exclusivas para PcD (Pessoas com Defic...

30/11/2021 às 06h15
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De janeiro a novembro desse ano a Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) realizou a captação de 9.645 vagas exclusivas para PcD (Pessoas com Deficiência). Só nesta segunda-feira, foram ofertadas mais de 40 vagas para este público, para as mais diversas funções como operador de caixa e auxiliar administrativo.

As vagas disponibilizadas foram para as seguintes deficiências: auditiva com 1.903 vagas, física (4.770), visual (301), múltipla (2.281) e outras. 

A Funtrab é pioneira na intermediação de mão de obra para PcD. Desde 2003 possui o setor de Serviço Social, com duas assistentes sociais que realizam os atendimentos para os PcDs e outros grupos. 

A assistente social da Funtrab Mônica Scheller, ressalta a importância da intermediação de mão de obra por meio do serviço social. “O trabalhador que necessita de uma oportunidade é atendido, realizamos um cadastro com entrevista, para saber qual é o tipo de deficiência que PcD possui, é necessário apresentar laudo médico para comprovação. Após toda essa triagem, realizamos o encaminhamento para as vagas disponíveis no perfil do candidato”, ressaltou.  

Audiência pública

Por ser referência na inserção dos PcDs no mercado de trabalho, a Funtrab foi convidada para participar, nesta segunda-feira (29), da audiência pública “Empregabilidade das Pessoas com Deficiência”, realizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Câmara Municipal de Campo Grande, convocada pelo vereador Otávio Trad.

Na audiência, Mônica Scheller reforçou que “as discussões servem para desmistificar um conceito sobre as potencialidades que cada um pode oferecer, e que todo ser humano possui limitações”.

A presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência da OAB/MS, Tânia Regina Noronha Cunha, disse durante a audiência pública, que a informação é importante para superar os obstáculos. “É um problema mundial, mas temos que resolver, penso que iremos resolver com informação. As empresas privadas e o poder público não conhecem as potencialidades da pessoa com deficiência. Não adianta dar multa, ter reserva de vagas. Temos que mostrar nossas potencialidades”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Funtrab, com informações da Câmara Municipal de Campo Grande

Foto: Saul Schramm/Arquivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias