PI: 621/19 - PREFEITURA DE JEQUIE - ABRA O OLHO QUE VOCÊ VÊ
Superação

Jovem jaguaquarense de 25 anos, supera surdez e forma-se em pedagogia

Eleni Sales inspira a todos que a conhece

03/06/2019 11h15Atualizado há 3 meses
Por:
Fonte: Família
Foto Redes Sociais
Foto Redes Sociais

“ELENI SOUSA SALES, NASCIDA EM 03/08/1993. Sua mãe teve Rubéola no quarto mês de sua gestação. Exames diagnosticaram que o bebê, estava bem, nasceu de parto normal. Aos 05 meses de idade, teve um passamento, de 1:30h min.

Devido a dificuldade de deslocamento da fazenda que morava, não passou por atendimento médico, e não investigaram o que poderia ter sido aquele passamento.Quando completou um (01) ano de idade, começou a andar e seu tio percebeu que ela não ouvia, porem sua mãe o ignorou e foi observando-a e viu que realmente ela não ouvia, mas sentia a vibração.

Ficaram preocupados como iriam criar-la. Devidos as dificuldades, com três anos de idade sua mãe procurou um especialista médico, e foi diagnosticado que ela não tinha nenhum grau de audição. Com 03 anos de idade ela começou a estudar na escola de seus irmãos. Cursou a Alfabetização e a 1ª série do Ensino Fundamental I na zona rural.Em 2004, passou a residir em Jaguaquara, onde com o incentivo da Agente Comunitária, sua mãe matriculou-a na  ESCOLA ALEGRIA DE VIVER.

Foi uma grande novidade para ela e para família.Seu pai viu que ela não podia ficar sem estudar na escola regular, porém as escolas não queriam aceitá-la. Ele procurou a rede particular e a matriculou, na ESCOLA BALÃO MÁGICO, na 2ª série do Ensino Fundamental I. Em 2005 houve a “inclusão” nas escolas do município. Ela cursou a 3ª e a 4ª série do Ensino Fundamental I, na ESCOLA MENANDRO MENAHIN, com o auxilio do Interprete Professor Carlos.O Ensino Fundamental II, ela cursou no COLÉGIO LUZIA SILVA e o Ensino Médio no Colégio Pio XII.Para sua família ela é uma pessoa normal.

Faz tudo que uma pessoa dita normal pode fazer.Terminou o Ensino Médio em 2016 e com muita dificuldade de aceitação ingressou na Faculdade, na Instituição do Ieste. Fez o curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao ingressar na faculdade relatamos a eles a necessidade dela ter um interprete para acompanhá-la. Já que a maioria dos profissionais não dominava a língua de sinais.

Porém, infelizmente eles não disponibilizaram. E com grandes lutas nós contratamos o Professor Carlos e Professora Jurema, durante estes quatro anos para auxiliá-la nas aulas e atividades. Hoje, nós só temos a agradecer a Deus, em primeiro lugar, que nos sustentou até o momento, dando a ela a sabedoria e garra, e aos professores Carlos e Jurema que nos apoiaram até o final. Nós como família (mãe e irmãos), sentimos orgulho de tê-la em nossas vidas.

E a única deficiência que ela tem é a auditiva, pois, ela compreende tudo a sua volta. Ela é muito esforçada em tudo o que faz.” Resumo feito por Elieide Sousa Sales, irmã da mesma!

Eleni se formou em pedagogia no último sábado, 1 de Junho de 2019. Familiares e amigos que acompanham sua trajetória foram contemplar o evento que contou com a presença de diversas autoridades locais e que fica registrado como marco na vida tanto da mesma quanto das pessoas que a apoia.

Apesar das dificuldades enfrentadas no caminho, hoje a pedagoga Eleni Souza Sales está apta para transmitir o conhecimento. Parabéns Eleni Sales e a todos que fazem parte dessa história!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaguaquara - BA Notícias de Jaguaquara - BA
Jequié - BA
Atualizado às 14h27
30°
Pancada de chuva Máxima: 31° - Mínima: 17°
31°

Sensação

14.1 km/h

Vento

49.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Jose Henrique Martins
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas