Domingo, 23 de Janeiro de 2022
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Meio Ambiente Amazonas

Sema Amazonas participa de Encontro da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera

29/11/2021 às 18h11
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas


Evento em Fortaleza reuniu representantes das sete Reservas da Biosfera brasileiras 

Equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e comunitários representaram a Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC) no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera (RBRB) 2021. A agenda ocorreu entre os dias de 24 a 27 de novembro, em Fortaleza (CE).

”Foi um momento importante para compartilhar os avanços da gestão do Governo do Amazonas na Reserva da Biosfera da Amazônia Central, em especial o lançamento do Plano de Ação da RBAC, elaborado em parceria com a Unesco”, afirmou a secretária executiva adjunta da Sema, Fabrícia Arruda. 

O encontro, presencial e híbrido, reuniu cinco grandes eventos: 30ª Reunião Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA); 21ª Assembleia Geral do Instituto Amigos da Reserva da Mata Atlântica; Seminário Internacional “A RBMA e a Agenda Global de Sustentabilidade”; Encontro da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e 1º Encontro da Rede Brasileira de Jovens Biosféricos. 

Participação ribeirinha– No 1º Encontro da Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera, Viceli Costa, 33, e Ricardo Valentim, 23, moradores das  Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista, respectivamente, tiveram o desafio de apresentar a realidade amazônica nos fóruns com outras seis reservas brasileiras, são elas: Caatinga, Cerrado, Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Mata Atlântica, Pantanal e Serra do Espinhaço. 

“Os jovens tiveram o desafio de compartilhar a realidade local nas plenárias. Agora, eles têm o desafio de multiplicar esses conhecimentos nas suas comunidades. Nosso objetivo é implantar uma rede local de jovens da RBAC”, disseram Miquéias Souza e Ádila Mattos, gestores das RDS Rio Negro e Puranga Conquista, respectivamente, que também participaram do evento. 

Os jovens foram escolhidos como representantes da RBAC por conta do ativismo comunitário. Viceli Costa é presidente da Associação de Comunidades Sustentáveis (ACS) da RDS Rio Negro, e  Ricardo Valentim é monitor da biodiversidade e Agente Ambiental Voluntário (AVV), na RDS Puranga Conquista. 

Reserva da Biosfera da Amazônia Central– A RBAC foi reconhecida pelo Programa MaB (sigla para “The Man And the Biosphere”, em português, “O homem e a Biosfera”), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2001.

A reserva localiza-se na região central do Estado do Amazonas, compreendendo as bacias dos rios Uatumã, Negro, Solimões, Japurá, Içá e Juruá. Uma área total de 19 milhões de hectares, que cobre 31 municípios, sendo 30 do Amazonas, e um de Roraima. 

As atividades referentes a RBAC foram retomadas na atual gestão do Governo do Amazonas, com a elaboração do Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (2021-2024), em parceria com a Unesco, lançado no dia 21 de setembro deste ano.

O Plano de Ação da RBAC contribui para o desenvolvimento econômico de forma sustentável, por meio da pesquisa científica, da conservação da biodiversidade, da promoção social e da integração dos diversos agentes atuando em seu espaço.

A RBAC representa uma parcela significativa do bioma amazônico, com a segunda maior diversidade de peixes do Amazonas e os dois maiores arquipélagos fluviais do planeta, Mariuá e Anavilhanas. A região se destaca também pela forte expressão cultural das populações tradicionais, abrigando comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias