IPTU 2019
SOA JOAO DE JEQUIE
Progresso

Novo empreendimento chega a Jequié investindo R$ 14 milhões

A viabilidade do empreendimento e deu encaminhamento para que a Diretoria de Meio Ambiente possa elaborar a Licença Prévia e a empresa possa dar início às obras.

10/05/2019 20h20
Por: Redação
Fonte: Secom - PMJ

Nesta quinta-feira, 9, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) participou de uma reunião, na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em Jequié, com a diretoria da LARCO, empresa de distribuição de combustíveis que pretende se instalar na cidade.

Estiveram presentes a presidente do CONDEMA, Maria Alves Cruz; além de membros e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente; da Secretaria Municipal de Infraestrutura; da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; do Instituto Federal da Bahia/campus de Jequié; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA); do Conselho Comunitário; da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ); do projeto voluntário “Adote uma árvore”;  da Ogentrec, ONG que luta contra o desmatamento.

A LARCO é uma empresa baiana e que vem investindo na ampliação de sua estrutura operacional no nordeste, desde sua fundação no ano de 2000. O projeto destinado ao empreendimento em Jequié vai custar R$ 14 milhões de reais e vai gerar, nesta primeira fase, cerca de 70 empregos diretos, podendo chegar a 130 vagas, ao longo da execução das obras, planejadas para começar no mês de junho, com previsão de conclusão em fevereiro do próximo ano.

Durante o encontro os representantes da LARCO apresentaram um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para que a empresa possa dar início à sua instalação no município, nas proximidades da BR 116, respeitando as normatizações e seguindo a determinação do Código Florestal Brasileiro.

Na manhã desta sexta-feira, 10, o CONDEMA voltou a se reunir, na sede administrativa da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, para a votação da viabilidade ambiental para a instalação da empresa. Foi discutida a faixa da Área de Preservação Permanente conhecida como APP, mantendo as orientações do Plano Diretor Municipal, embasado pelo Código Florestal Brasileiro.

Dando prosseguimento, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) aprovou, por unanimidade, a viabilidade do empreendimento e deu encaminhamento para que a Diretoria de Meio Ambiente possa elaborar a Licença Prévia e a empresa possa dar início às obras.

“Jequié faz parte do nosso programa estratégico de investimentos que, mesmo diante da crise econômica que atravessa o país, resolveu investir na cidade por ser de extrema importância e estratégica para todo o sudoeste da Bahia. A LARCO é uma empresa baiana, com mais de 20 anos de atuação no setor de distribuição de combustíveis e pretende implantar em Jequié uma base de combustíveis com cerca de 4 mil metros de capacidade de armazenagem de combustíveis, a fim de que ela possa desenvolver sua operacionalidade no mercado, no sudoeste do estado.”, disse José Henrique Haerter, consultor executivo da diretoria da LARCO.

“Mais emprego para nossos moradores, mais gente sendo contratada, mais mão-de-obra ingressando no mercado de trabalho! Jequié sendo atrativa, do ponto de vista dos investimentos privados, é sinal de que, apesar da crise, estamos avançando. Agora, após a reunião do COMDEMA, que deliberou sobre as condicionantes para viabilidade do empreendimento, e com a licença prévia, emitida pela Diretoria de Meio Ambiente, a empresa poderá dar início à construção dos seus canteiros e, assim, movimentar ainda mais o parque industrial de Jequié. Estamos felizes com mais essa oportunidade, através da instalação da LARCO, de gerar emprego para a nossa população.”, afirmou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.