SOA JOAO DE JEQUIE
IPTU 2019
Mineradora Granet

Prefeitura concede Licença Ambiental para mineradora iniciar primeira etapa dos trabalhos na cidade

Herder Mendonça, executivo da Granet Prospecção, prevê que, dentro de 60 dias

03/05/2019 15h47
Por: Redação
Fonte: Secom - PMJ

Na tarde desta sexta-feira, 3, aconteceu, no salão nobre da Prefeitura de Jequié, a assinatura da concessão da Licença Ambiental Unificada para que a mineradora Granet Prospecção inicie os trabalhos de britamento de pedras, na região da Fazenda Ouro Preto, localizada a 20 quilômetros do Centro da cidade.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz; o deputado estadual, Euclides Fernandes; os vereadores, José Simões de Carvalho; Marcio de Oliveira Melo, o Marcinho; Adriano Alves dos Santos, o Adriano Guião; os executivos da Granet Prospecção, Herder Mendonça e Ismael Simei, além do engenheiro ambiental da empresa, Bruno Duque, e a imprensa local.

Neste primeiro momento, o trabalho de britamento de pedras é parte fundamental para a implementação da estrutura de mineração do quartizito, rocha ornamental descoberta na localidade, que será executada numa segunda fase e o empreendimento tem potencial para produzir três bilhões de toneladas de quartizito, o que pode gerar mais de mil empregos.

Herder Mendonça, executivo da Granet Prospecção, prevê que, dentro de 60 dias, a empresa dará início à extração das britas, gerando os primeiros postos de trabalho, numa estimativa que deverá aumentar à medida que a produção também se intensifique.

“O projeto de britamento de pedras é competência municipal. Como eles precisam, neste início, criar canteiros de obras, organizar as estradas e, também, criar condições para que eles possam edificar o porto seco, eles terão que fazer esta primeira etapa que recebeu hoje a Licença Ambiental Unificada. São 99 mil metros cúbitos de brita, anual, enquanto aguardam a Licença Ambiental do Instituo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para rochas ornamentais.”, disse a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz.

“Primeiro agradecer a presença dos amigos vereadores, Marcinho, José Simões e Adriano Guião, que acompanharam este evento histórico aqui no salão nobre da Prefeitura, a partir de uma ação direta da Secretaria de Governo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente. Não poderia deixar de agradecer ao apoio do deputado estadual, Euclides Fernandes, que colocou o seu gabinete à disposição, tanto da Prefeitura, quanto da Granet Prospecção, e agradecer também a deputado federal, Paulo Magalhães, que vem trabalhando, cotidianamente, nas ações em prol da nossa população. A Licença Ambiental Unificada para britamento de pedras é o começo, mas o projeto da Granet é muito maior, podendo gerar milhares de empregos diretos e indiretos.”, afirmou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.