SOA JOAO DE JEQUIE
IPTU 2019
Cursos

Prefeitura de Jequié realiza encerramento do curso gratuito de Produção de Sorvetes e Picolés no bairro KM 3

Pós-graduado em gastronomia e processo tecnológico com controle de qualidade de alimento do SENAI

02/05/2019 15h27
Por: Redação
Fonte: Secom - PMJ

Para atestar os conhecimentos e a qualidade dos gelados comestíveis produzidos pelos alunos da Central de Cursos,  a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),  realizou nesta terça-feira, dia 30, na Unidade Móvel do SENAI, no bairro KM 3, o encerramento do curso gratuito de Produção de Sorvetes e Picolés, que foi iniciado na segunda-feira, dia 22, com o objetivo de garantir oportunidade de qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão inseridas nos programas sociais, entre eles o ‘Bolsa Família’, ‘Minha Casa Minha Vida’, ‘Tarifa Social’ ou ‘Benefício de Prestação Continuada’ (BPC), com Cadastro Único atualizado no município de Jequié.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Mandacaru, Elioneide Alves; os representantes do legislativo municipal, os vereadores, Valdemir Souza Braga, o Pastoleiro, e José Simões de Carvalho, o Zé Simões; o coordenador do SENAI Jequié, Massai Barreto Lima; o instrutor do curso, Aidimar Ladeia, e as 15 mulheres que participaram do curso.

Pós-graduado em gastronomia e processo tecnológico com controle de qualidade de alimento do SENAI, Aidimar Ladeia foi o responsável por ministrar as 32 horas de aula às participantes. Durante a capacitação, as inscritas conheceram as etapas do processo de produção de sorvetes e picolés, desde a fase da higienização pessoal e ambiente, produção da receita básica e caldas, até a temperatura do resfriamento que leva ao produto final, em um processo de aprendizagem duplo, com instruções direcionadas ao trabalho em grandes indústrias, que possuem maquinário de grande porte voltado a produção  em alta escala; e  produção artesanal, realizada em casa, com o auxílio de eletrodomésticos, como o liquidificador e batedeira,  que produzem em menor escala.

Segundo a aluna do curso de Produção de Sorvetes e Picolés, Florasci da Silva, moradora do bairro Mandacaru, foi gratificante participar do curso e receber o certificado de qualificação SENAI.

“Foi muito gratificante aprender com um professor que entende muito do assunto. Eu não sabia fazer o sorvete, o picolé, o apolo gourmet e agora eu aprendi, e já estou produzindo em casa e comercializando.”, disse Florasci da Silva.

“O momento é de suma importância por se tratar de um curso atrativo e popular, em uma comunidade carente. Essas pessoas estão se qualificando, adquirindo conhecimentos que elas poderão colocar em prática, produzindo sorvetes e picolés, comercializando e gerando renda. Então, em nome da comunidade, eu gostaria de agradecer ao prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, e ao SENAI.”, destacou o vereadorValdemir Braga, o Pastoleiro.

“Confirmando o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Jequié, com a geração de renda, nós ofertamos esses cursos de qualificação profissional aos beneficiários socioassistenciais, dando oportunidade para essas pessoas de estarem ingressando no mercado de trabalho. Eles estão saindo daqui, hoje, com o conhecimento técnico na produção de sorvetes e picolés, para que possam trabalhar em sorveterias ou montar o seu próprio negócio, em Jequié, que apresenta temperaturas elevadas, especialmente no verão, e é reconhecida em todo o estado como a Cidade Sol.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.