Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Justiça Tocantins

Espaço para banho de sol na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota é construído com a mão de obra de custodiados

Obra foi realizada durante o período de curso profissionalizante de Construção Civil ofertado para os privados de liberdade 

22/10/2021 às 16h05
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Obras foram realizadas com mão de obra carcerária - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Obras foram realizadas com mão de obra carcerária - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promove ações para o fortalecimento da segurança e melhorias na infraestrutura das unidades penais do Tocantins e mais uma conquista foi realizada pela Gestão, desta vez, na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína. Após articulação e trabalho das pessoas privadas de liberdade, foi finalizada a construção do espaço para o banho de sol do Pavilhão A da Unidade.

No total, dez custodiados participaram das obras, que foram realizadas como parte do curso de Construção Civil ofertado por meio do programaNovo Tempo. O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciários e Prisional, Orleanes Alves, reforça que o novo espaço é fruto de um trabalho conjunto.

“Essa é mais uma batalha vencida por meio da união de esforços e utilizando o trabalho dos próprios custodiados. Desde a implantação do programaNovo Tempo,estamos conseguindo fortalecer ainda mais a qualificação e o trabalho das pessoas privadas de liberdade, além de contribuir com a melhoria na estrutura das próprias unidades”, ressaltou.

O chefe da Unidade, Paulo Freitas, explica que a construção do novo espaço traz benefícios para aproximadamente 140 custodiados do pavilhão A, além dos servidores, que têm mais segurança na execução do trabalho. “Essa já era uma demanda da Unidade, um espaço construído para garantir melhores condições aos custodiados e mais segurança para os policiais penais durante o acompanhamento das ações, além de garantir um local adequado para que o preso possa praticar atividade física”, reforçou.

Curso de Construção Civil

Desenvolvido por meio do programaNovo Tempo, o curso voltado à profissionalização na área de construção civil teve início em setembro de 2020 e foi finalizado em agosto de 2021, sendo que, depois desse período, ainda foram realizadas adequações ao ambiente. Os dez custodiados receberam orientações teóricas e práticas sobre a construção do banho de sol e contribuíram com a obra no pavilhão A.

Para o custodiado V.A.F., que participou do curso e colaborou com a construção, a experiência de poder remir a pena e contribuir com a melhoria da Unidade é positiva. “Esse curso foi muito bom para nós, porque além de estarmos trabalhando, focando no serviço de obras para o banho de sol, também remimos a pena mais rápido”, afirmou.

Obras na Unidade

Conforme a gestão do Barra da Grota, outros dois espaços destinados ao banho de sol na Unidade serão os próximos a passar por reformas, por meio da colaboração dos próprios custodiados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias