Segunda, 06 de Dezembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Segurança Ceará

Codes da SSPDS promove encontros de enfrentamento à violência na Capital

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade aos diálogos com as comunid...

22/10/2021 às 11h40
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade aos diálogos com as comunidades no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e pela propagação de uma cultura de paz, realizou nos dias 20 e 21, encontros com os representantes dos territórios do Centro e do Antônio Bezerra, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 6 e 4 de Fortaleza.

A reunião desta quinta-feira (21) ocorreu durante a manhã com integrantes do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Antônio Bezerra, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de representantes de defesa social da Paróquia de Antônio Bezerra, de equipes da 10º Distrito Policial da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de representantes do Instituto JCPM de Compromisso Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Rede Aquarela da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). O encontro foi realizado no auditório do Colégio da Polícia Militar do Ceará.

“Tivemos uma boa troca de experiências sobre os resultados exitosos. Durante o encontro, foram desenvolvidos diagnósticos em relação a alguns gargalos de políticas públicas e as necessidades de suporte na área da segurança a ser trabalhado nesses territórios, com objetivo de buscar o fortalecimento de pactos locais, de cooperação em prol da defesa social e da segurança nas regiões. Seguimos com a rede parceria do bem e nessa caminhada de enfrentamento à violência”, destacou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes.

Para Maiza Gurgel, técnica da Rede Aquarela da Funci, o encontro proporciona um espaço para realizações de novas ações na comunidade. “Encontros como esses são importantes para troca de experiências e a realização de ações para o fortalecimento da rede local, com apoio de várias instituições do bairro, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará, como troca de saberes e promover um espaço de debate”, explica Maiza.

Encontro com entidades do Centro

Nessa quarta-feira (20), a reunião ocorreu no Centro, na sede do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), e contou com representantes das regionais, do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), das associações de moradores, e de instituições para os jovens desses territórios, além de representantes do conselho juvenil, dos Conselhos Comunitário de Defesa Social (CCDS), Forças da Segurança, dentre eles, da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Moradores da região também integraram os diálogos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias