Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Justiça Tocantins

Seciju apresenta ações voltadas à valorização dos servidores do Sistema Penal durante visita técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Tocantins é um dos pioneiros no Brasil na inclusão do eixo qualidade de vida nas capacitações desenvolvidas para servidores

21/10/2021 às 18h26
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Programa Pró-Vida é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública - Foto: Vitória Soares/Governo do Tocantins
Programa Pró-Vida é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública - Foto: Vitória Soares/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) recebeu nesta quinta-feira, 21, a visita técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública – Pró-Vida. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho realizado para a valorização dos servidores que atuam no Sistema Penal do Tocantins.

Durante a vistoria, os membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, conheceram a Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen), e os trabalhos voltados à qualificação e valorização dos servidores. Na ocasião, foram apresentados os principais projetos desenvolvidos pela Seciju para proporcionar mais qualidade de vida para os policiais penais e analistas em Execução Penal.

O gerente da Escola Superior de Gestão Penitenciária, Rodrigo Araújo, ressalta que a visita tem grande relevância para que a Senasp conheça mais sobre o apoio dado pela Seciju aos servidores do Sistema Penal. “Eles estão conhecendo o trabalho desenvolvido pela Escola, como estamos realizando as capacitações e de que forma abordamos o eixo qualidade de vida, que visa prioritariamente o cuidado com a saúde do servidor. O Tocantins é um dos pioneiros no Brasil na inclusão desse eixo na sua estrutura organizacional, tanto que fomos referência para o Departamento Penitenciário Nacional”, afirmou.

A coordenadora de Políticas de Valorização Profissional do Ministério da Justiça, Wenia da Silva, explica que o principal intuito da ação é contribuir com o fortalecimento das políticas de atenção aos servidores da segurança pública. “O objetivo da visita de orientação técnica é buscar integração das unidades, criar vínculo com as instituições para que a gente consiga desenvolver as ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida, assim como preconiza o artigo 42 da Lei 13675, que trata dos objetivos do programa, de elaborar, apoiar, implementar, avaliar e acompanhar todos os projetos e programas que estão sendo desenvolvidos para a saúde dos profissionais de segurança”, afirmou.

Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor

Além das ações desenvolvidas pela Esgepen, também foi apresentado aos membros da Senasp o trabalho realizado pelo Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor, que foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), e tem como objetivo estabelecer diretrizes básicas para implantar, planejar, coordenar e executar medidas de proteção à segurança e à saúde dos servidores.

A coordenadora do Centro, Stefany Cardoso, ressalta que o trabalho realizado tem por objetivo prestar apoio aos servidores que atuam na Pasta, a fim de evitar o adoecimento mental. “O Centro de Atenção surgiu em parceria com Ulbra, que entrou com estrutura física, e a Seciju com recursos humanos, sendo criado para que pudéssemos oferecer aos nossos servidores ações de promoção, prevenção e reabilitação na área de saúde ocupacional”, explicou.

Pró-Vida

Criado em 2010, o Pró-Vida é ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e faz parte dos instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, tendo como objetivo elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar os projetos de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos servidores que atuam nas forças de segurança pública e defesa social.

Nesse sentido, estão sendo realizadas visitas técnicas em todo o território nacional a fim de contribuir com a execução do programa. “As visitas têm acontecido em todas as unidades federativas do país, pois temos uma visão macro do que acontece na linha de frente nas instituições e agora estamos buscando conhecer um pouco melhor as ações, para que a gente consiga, de forma conjunta, desenvolver uma política pública mais efetiva”, explicou Wenia da Silva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias