Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissões debatem inclusão de perguntas sobre autismo no Censo Demográfico

Bruno Cecim/Agência Pará Projeto de atendimento a crianças do espectro autista no Pará As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Defici...

14/10/2021 às 16h35
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Projeto de atendimento a crianças do espectro autista no Pará - (Foto: Bruno Cecim/Agência Pará)
Projeto de atendimento a crianças do espectro autista no Pará - (Foto: Bruno Cecim/Agência Pará)

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, realizam audiência pública conjunta nesta terça-feira (19) sobre a inserção de perguntas sobre o autismo no Censo Demográfico Nacional 2020, adiado em razão da pandemia.

O debate será às 14 horas, no plenário 12, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

As deputadas Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e Tereza Nelma (PSDB-AL), que pediram a audiência, afirmam que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo que aproximadamente dois milhões somente no Brasil.

Políticas públicas
A Lei 13.861/19 determina que sejam inseridas perguntas específicas sobre o
autismo no Censo Demográfico Nacional de 2020. "Em razão da pandemia da Covid -19 a pesquisa foi adiada, e até o momento não é sabido quais as medidas adotadas para a aplicabilidade do referido diploma legal e a data em que será realizado", observam as deputadas.

Para elas, sem o Censo não será possível realizar políticas públicas para a comunidade autista, "que hoje aguarda tratamento em filas intermináveis do SUS por anos, e nem de longe tem todos os profissionais necessários para o acompanhamento adequado, pois não existe uma política pública definida".

Debatedores
Confirmaram presença na audiência a diretora de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia França Pontes Vieira; a dra. Nayara Barbalho, da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo do Pará; e a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoas com Autismo, Marlla Mendes de Sousa.

Veja a lista completa de convidados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias