Quarta, 20 de Janeiro de 2021 00:52
75.988218076
Geral Meio Ambiente

Projeto determina que seja estabelecido limite de concentração de estrogênio em redes de água e esgoto

Infração será punida de acordo com a Lei de Crimes Ambientais

14/01/2021 11h41 Atualizada há 5 dias
Por: Helouíza Santos Fonte: Agência Câmara de Notícias
Projeto determina que seja estabelecido limite de concentração de estrogênio em redes de água e esgoto

O Projeto de Lei 4541/20 determina que o Poder Executivo estabeleça limite de concentração de estrogênio em redes de água e esgoto. A proposição estabelece que o nível de concentração de estrogênio nas estações de tratamento de esgoto e na água potável para abastecimento público não ultrapasse o limite que causa dano à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a proposta, esse limite deve ser definido por meio de regulamento.

O texto impõe que o Executivo tenha 180 dias para regulamentação da lei. Estabelece ainda que a infração pode estar sujeita às sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais.

A autora da proposta, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), afirma que o estrogênio no ambiente, quando em elevada concentração, pode causar danos à fauna silvestre. Segundo ela, a substância altera a fisiologia dos peixes e podem afetar o desenvolvimento reprodutivo em animais domésticos e selvagens.

"A legislação vigente não estabelece limites para a contaminação por estrogênio dos efluentes das estações de tratamento de esgoto nem das águas de abastecimento. Tendo em vista os sérios danos comprovados e potenciais dos estrogênios para a fauna silvestre e para a saúde humana, é necessário adotar providências nesse sentido", afirma.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 00h33 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

22° Sensação
8.3 km/h Vento
95.4% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 34°

Sol e Chuva
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias