Terça, 26 de Outubro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Cultura Tocantins

Festa da Colheita do Capim Dourado conta com apoio do Governo do Tocantins

Festa da Colheita será realizada desta sexta-feira, 17, a domingo, 19, com programação diversificada

17/09/2021 às 12h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Colheita do capim dourado só é permitida entre os meses de setembro e novembro - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Colheita do capim dourado só é permitida entre os meses de setembro e novembro - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Criada para festejar e defender a preservação e manejo do capim dourado, espécie de sempre-viva da famíliaEriocaulaceae (Syngonanthus nitensRuhland), a Festa da Colheita do Capim Dourado volta a ser realizada neste final de semana, na Comunidade Mumbuca, no Jalapão, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Realizada pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca, desta sexta-feira, 17, a domingo, 19, a programação terá vários momentos, incluindo atividades esportivas, religiosas e culturais. O Estado colaborou com a montagem da estrutura e logística e fará a entrega de 200 kits de alimentos.

O traje típico da cultura regional do Tocantins que foi utilizado no evento Miss Brasil Mundo 2021, pela representante do Estado, ficará exposto e haverá um bate-papo com o estilista Luiz Fernando. A equipe da Superintendência de Cultura da Adetuc fará emissão e entrega da Carteira Nacional de Artesão, além de um momento musical com os artistas Braguinha Barroso, Genésio Tocantins e Núbia Dourado.

“O Governo do Tocantins não poderia deixar de colaborar e participar desta edição de retomada da Festa da Colheita, após um período de grande dificuldade vivido pelos artesãos com a pandemia de covid-19”, afirma Jairo Mariano, presidente da Adetuc, lembrando que a gestão Mauro Carlesse não mediu esforços para mitigar os impactos da suspensão temporária das atividades turísticas na região do Jalapão.

Os organizadores ressaltam que o uso de máscara é obrigatório durante todo o evento e o consumo de álcool e qualquer substância ilícita é proibido.

Vale ouro

O capim dourado nasce em campos úmidos próximos àsveredasdo Cerrado, mas as peças artesanais só se tornaram famosas a partir do trabalho das artesãs do Jalapão, em especial da Comunidade Mumbuca, distante 32 km de Mateiros, em pleno Parque Estadual do Jalapão. Trata-se de um recurso natural finito e para preservá-lo a colheita é permitida somente entre os meses de setembro e novembro, por artesãos integrados a uma das associações da região.

A programação completa da Festa da Colheita pode ser conferida no site da Adetuc,https://www.to.gov.br/adetuc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias