Domingo, 24 de Outubro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Turismo Tocantins

Governo do Tocantins apoia espetáculo Lumaréu que utiliza o poder do fogo para experiências estéticas

Espetáculo será nesta sexta-feira, 17, às 19 horas, canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas

17/09/2021 às 11h31
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Produção artística une dança, poesia e teatro - Foto: Coletivo Agulha Cenas
Produção artística une dança, poesia e teatro - Foto: Coletivo Agulha Cenas

O projeto Coletivo Agulha Cenas, apresenta nesta sexta-feira, 17, às 19 horas, o espetáculo de dança e teatro Lumaréu que aborda o elemento fogo e todo o seu poder por meio de experiências estéticas, no canal do projeto no YouTube, com classificação livre. O espetáculo trata a questão dos incêndios florestais e as consequências para a fauna e flora tocantinense.

A produção artística une dança, poesia e teatro para trabalhar peculiaridades da realidade ambiental, social e cultural regional e aborda a ressignificação do elemento fogo como símbolo recorrente em experiências estéticas, como no caso de produção poética de Paulo Aires Marinho, onde ele testemunha como o fenômeno ressoa na subjetividade dos tocantinenses: “Sigo aprendendo do fogo/A lição dos olhos que dormem,/E renascem por pura teimosia, /Contrariando a inveja das cinzas.”

Embora ameaçador, o poder do fogo assume no espetáculo um sentido positivo, combustível da perseverança, da capacidade de se conhecer e se reinventar. “Juntos, fatos brutos e poesia representam um rico contexto”, adianta a diretora do espetáculo, Renata Souza.

“O espetáculo é de suma importância, pois faz um alerta, de forma artística, sobre a destruição que o fogo causa no meio ambiente”, observa o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

O projeto Lumaréu é uma realização do Coletivo Agulhas Cenas, contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, da Adetuc e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Agulha Cenas

Um coletivo de criação cênica que realiza espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Fundada em 2016, desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música, teatro) de caráter lírico, ligada à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades corporais, visuais, textuais, vocais e sonoras, organizadas em camadas de sentido que mantêm sua lógica interna, ao mesmo tempo que dialogam umas com as outras. Cada espetáculo e projeto nasce de um processo colaborativo que parte da interlocução com legados culturais compartilhados e costura percursos sensoriais e narrativos. Atualmente, o Coletivo é dirigido por Renata Souza e Elton Fialho.

Ficha Técnica

Produção e Realização: Agulha Cenas; Direção artística e Coreografia: Renata Souza; Elenco e pesquisa de movimentação: Elton Fialho, Carlos Gontijo, Vanessa Souza, Liby Ahias, Maria Antônia Dantas e Renata Souza;Cenografia e Figurino: Vivian de Oliveira e Gedeane Sousa; Captação e edição: LookUpfilms; Fotografia e Desing Gráfico: Flaviana OX; Criação e operação de Luz: Daniel Mangaba; Técnico de som: Juan D'angelo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias