Terça, 26 de Outubro de 2021
27°

Pancada de chuva

Jequié - BA

Meio Ambiente Mato Grosso

Mato Grosso é primeiro estado a receber programa federal Rios+Limpos

O programa foi lançado nesta quinta-feira, no rio Cuiabá. A ação segue na sexta nas Baías de Siamariana e Chacororé e termina no Sábado, Dia Mundial da Limpeza

16/09/2021 às 16h40
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Programa Nacional Rios mais Limpos em parceria com a SEMA - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Programa Nacional Rios mais Limpos em parceria com a SEMA - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira (16.09) o Programa Nacional “Rios+Limpos”, no rio Cuiabá. O projeto tem a meta de recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos retirados do local. Mato Grosso foi escolhido para ser o primeiro estado no país a receber a iniciativa, que segue nesta sexta-feira nas Baías de Siamariana e Chacororé, localizadas no Pantanal.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a retirada de resíduos sólidos, recicláveis ou não, dos rios e baías mato-grossenses segue até sábado (18.09), quando as ações retornam para a região de Cuiabá e Várzea Grande. No município de Barão de Melgaço o programa envolverá 15 comunidades ribeirinhas com 700 famílias.

A escolha de Cuiabá e Várzea Grande para serem centros do lançamento do programa está na conexão que as cidades têm com o rio e pelo fato de o estado englobar o Pantanal, um bioma com características únicas, de acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França. “São cidades que se desenvolveram a partir do rio e escolhemos esta época pelos rios estarem mais baixos. É um bom exemplo para mostrar que Mato Grosso tem feito um bom trabalho no sentido de conscientizar a população”.

O representante do Ministério do Meio Ambiente destaca a importância de mobilizar a população para o exercício da cidadania ambiental e chamar o cidadão para fazer sua parte. “Separar o lixo de maneira adequada, separar o reciclável do orgânico, o rio tem inúmeras finalidades de uso e se ficam mais limpos todos ganham. A água é um recurso essencial a vida, então quem ganha com rios mais limpos é a própria população, com melhor qualidade das águas, de vida e mais saúde”.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, celebrou o fato do estado de Mato Grosso ser protagonista em uma ação tão importante para a agenda ambiental urbana e ressaltou que a Sema é parceira do Ministério do Meio Ambiente nesta ação de medidas voltadas ao saneamento básico, disposição adequada de resíduos sólidos e ações de limpeza com a retirada destes resíduos em nossos cursos d´água.

“Temos a honra do lançamento do programa aqui em nosso Rio Cuiabá na semana que comemoramos o dia mundial da limpeza, uma movimentação de mais de 180 países e mais de 50 milhões de pessoas engajadas e envolvidas no dia da limpeza de áreas urbanas, dos rios e de cursos d’aguas”, disse a secretária.

O desafio de sustentar os recursos naturais para as próximas gerações foi apontado como um grande desafio pelo vice-governador Otaviano Pivetta. “O governo tem se esforçado junto a secretaria de Meio Ambiente e tomado todas as medidas para evitar os incêndios e crimes ambientais e desenvolver uma ordem de desenvolvimento em que os agentes produtivos se integram ao meio ambiente e fazem a sua produção sem agredir os recursos naturais”.

Vicente falcão, presidente do Instituto Ação verde, parabenizou o Ministério do Meio Ambiente e Governo de Mato Grosso pela ação. “Uma ação importante de impacto social muito grande.  Esta limpeza que está sendo desenvolvida é uma ação mundial e o Governo do Estado apoiando e incentivando as ações. Mato grosso sempre andou à frente nessa pauta ambiental, olhando também a parte social e se aliando a produção sustentável”.

A importância do Rio Cuiabá para a região foi exaltada pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, que se disse orgulhoso do lançamento ter acontecido no município. “É um projeto de suma importância para a preservação e limpeza dos rios e o rio Cuiabá é nossa maior riqueza, tanto da cidade de Várzea Grande como de Cuiabá, que são cidades que nasceram deste rio tão importante, um propulsor do Pantanal e um grande ponto turístico do país”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias