Terça, 19 de março de 2019
73 98834-8957
Cultura

14/03/2019 às 12h15 - atualizada em 14/03/2019 às 12h26

Redacao

Jequié / BA

Prefeitura de Jequié celebrará Dia do Circo e do Teatro
Data vem sendo marcada, desde 2017
Prefeitura de Jequié celebrará Dia do Circo e do Teatro

Dentro das políticas públicas de fomento à produção artística e cultural, levadas à efeito pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está a celebração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, que acontece no dia 27 de março e que vem sendo marcada, desde 2017, por atividades artísticas gratuitas, voltadas para a população. Nesse ambiente, neste dia 27, o Museu Histórico João Carlos Borges, no Centro, estará recebendo estudantes de instituições municipais de ensino, durante o turno vespertino, agendadas previamente.


Além das atividades culturais que acontecerão a partir das 13:30h, outras iniciativas voltadas para o público em geral serão oferecidas, gratuitamente, a partir das 18h, no Museu da cidade. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, consta da programação a realização de palestra sobre teatro, ministrada pelo diretor municipal de Programas e Projetos da Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié, Astro Brayner, além de uma roda de conversa sobre a arte circense, bem como dinâmicas de grupos, que contarão com as presenças do oficineiro Jonas Santos, o palhaço “Zuada”, do Mestre Roberto Rocha Medrado, dentre outros profissionais ligados a este importante segmento artístico.



Para o museólogo Antônio Varjão Matos, coordenador do Museu Histórico de Jequié, a iniciativa se configura como um importante momento para conhecer mais sobre a arte do teatro e do circo, em meio ao ambiente museal.


As encenações serão compostas de números como: pernas de pau, palhaçaria, malabares, dentre outras apresentações públicas que serão executadas no pátio externo do local, promovendo, portanto, a dinamização cultural do espaço público que é vinculado à gestão da Secretaria de Cultura e Turismo.



“Mais um ano de celebrações em função dessas datas tão importantes para a arte e a cultura brasileira. Aqui, no Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos no país. Ele aparece aqui no final do século XX, nas periferias das cidades tendo o palhaço como principal personagem que, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, conquistador e possuía dons musicais, cantava ou tocava instrumentos. E o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa, já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura. Para as crianças, o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia na absorção da informação e uma fonte de entretenimento, servindo de reflexão para situações do nosso cotidiano e, até, da vida.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo,Alysson Andrade.



FONTE: Secom - PMJ

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium