IPTU 2019
SOA JOAO DE JEQUIE
Feira de Santana

Professores participam de corrida de orientação no Parque Frei José Monteiro

Na Universidade Estadual de Feira de Santana, eles participaram de dinâmicas deste esporte que podem ser usadas em sala de aula.

25/02/2019 16h14
Por: Redação
Fonte: Secom - PMFS

A natureza aberta, mapa e bússola nas mãos, disposição e um terreno desconhecido, mas marcado com pontos de controle, a ser percorrido no menor espaço de tempo. Dezenas de duplas participaram, na manhã de domingo, 24, no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, da parte prática – a teórica foi realizada na UEFS, da corrida de orientação. Participaram professores de Feira de Santana e de outros municípios.

Na Universidade Estadual de Feira de Santana, eles participaram de dinâmicas deste esporte que podem ser usadas em sala de aula. A inclusão de Práticas Corporais de Aventura na Natureza, para a educação básica, está prevista na grade curricular da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para ser posta em prática já a partir deste ano.

Inclusão do esporte é uma obrigação legal

 

“A inclusão de esportes da natureza é uma obrigação legal”, afirmou Eder Gibson (foto), da Federação Baiana de Orientação. “E conhecendo este esporte, os professores serão multiplicadores nas salas de aula”. Participaram do evento representantes dos grupos Caatinga Trekers, Calangos do Sertão, CBM e Koaporas. Apoiaram o evento a Unamacs, Secretaria de Meio Ambiente.

O esporte é praticado há mais de meio século

Tatiana Veríssimo Andrade (foto), professora de educação física e técnica deste esporte em Londres, disse que a Corrida de Orientação é praticada há mais de meio século na Inglaterra. “Em Londres em todos os parque existem áreas para esta prática, onde semanalmente acontecem quatro dias de competições. Lá, trabalho com 400 crianças”.

Ela disse ser positivo o contato das crianças com a natureza, onde elas desenvolvem uma série de atividades e passam a conhecer o meio ambiente. “Além disso, este esporte se destaca pela tomada de decisão”.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.