Segunda, 19 de Outubro de 2020 23:33
75.988218076
Saúde Bahia

Estado da Bahia fará novo chamamento público para gestão do Hospital Espanhol

Mesmo tendo sido autorizado pela Justiça Federal para a fazer o termo aditivo do contrato de gestão do Hospital Espanhol, o Estado da Bahia decidiu que fará um chamamento público para selecionar uma nova empresa para administrar a unidade.

14/10/2020 12h15
Por: Helouíza Santos Fonte: Secom
Estado da Bahia fará novo chamamento público para gestão do Hospital Espanhol

Mesmo tendo sido autorizado pela Justiça Federal para a fazer o termo aditivo do contrato de gestão do Hospital Espanhol, o Estado da Bahia decidiu que fará um chamamento público para selecionar uma nova empresa para administrar a unidade. Até lá, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) continua a gerir do Espanhol.

O juiz Federal da 10ª Vara da Seção Judiciária do Estado da Bahia, Dr. Iran Esmeraldo Leite, negou pedido do MPE e MPF para impedir a prorrogação do contrato de gestão do Hospital Espanhol. Segundo o magistrado, a prorrogação do contrato é admitida enquanto persistir os efeitos do Decreto Legislativo que reconheceu o estado de emergência decorrente da Covid-19.

O MPF e o MPE interpuseram agravo de instrumento contra a decisão proferida pelo juízo federal da 10ª vara federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia, questionando a regularidade da prorrogação do contrato celebrado entre o Estado da Bahia e o INTS para fins de gestão, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde no Hospital Espanhol.

O Desembargador Federal Antônio Souza Prudente, ao apreciar o recurso interposto pelo MPE e MPF, explicou que, considerada ainda presente situação de emergência pública, não seria recomendada, em princípio, a concessão da tutela recursal na extensão pretendida, sob pena de solução de continuidade dos serviços contratados, com reflexos negativos no exercício do direito à vida e à saúde pública, atendimento à saúde, como garantias fundamentais asseguradas na Carta Magna.

O magistrado fez ainda algumas recomendações para serem incluídas no termo aditivo de prorrogação da validade do contrato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 23h17 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

20° Sensação
11 km/h Vento
95.9% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol e Chuva
Quarta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias