Quarta, 28 de Julho de 2021 11:21
75.98821- 8076
Saúde Bahia

Acordo de cooperação entre Secretaria da Saúde do Estado e entidades de arquitetura aperfeiçoará projeto de reforma e modernização do hospital Octávio Mangabeira

A unidade receberá investimento da ordem de R$ 30 milhões para adequação às normas sanitárias vigentes do ambiente hospitalar. Serão 168 leitos, sendo 39 de UTI adulto e pediátrica, além de enfermarias dedicadas a pacientes de cirurgia torácica, cirurgia

22/07/2021 19h40
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma cooperação técnica entre representantes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi firmada em reunião na tarde desta quinta-feira (22) e aperfeiçoará o projeto de reforma e modernização do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom).

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esclareceu para as arquitetas Patrícia Farias, Laís de Matos e Gabriela Sales, que “as intervenções iniciadas há dez dias ainda encontram-se em estágio inicial, limitadas a retirada de portas, janelas, pequenas demolições internas e retirada de estruturas elétricas e hidráulicas, possibilitando assim, ajustes que atendam, simultaneamente, a legislação sanitária vigente e preservem o patrimônio arquitetônico moderno, tendo em vista que a edificação data da década de 40”. Durante a reunião ficaram alinhados ajustes no projeto de fechamento das varandas,  preservação do hall de entrada e outros aspectos arquitetônicos.

Também participaram da reunião a diretora regional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), Amélia Záu, e os professores da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Nivaldo Andrade, e Ceila Cardoso. “Foi uma reunião muito positiva, onde diversas entidades puderam se posicionar, criando uma espaço aberto para a discussão e já tendo sido incorporadas algumas sugestões, como a preservação do Hall e das varandas na parte redonda do edifício. Também foi bem recebida a proposta de recuar o fechamento de vidro das varandas das enfermarias”, avalia Amélia Záu.

A unidade receberá investimento da ordem de R$ 30 milhões para adequação às normas sanitárias vigentes do ambiente hospitalar. Serão 168 leitos, sendo 39 de UTI adulto e pediátrica, além de enfermarias dedicadas a pacientes de cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço e oncologia. Aos término das intervenções, o Heom será o maior e mais moderno hospital dedicado a doenças do aparelho respiratório da América Latina, realizando, inclusive, transplante de pulmão.

Durante as obras, o ambulatório de pneumologia, que contempla serviços assistenciais nas áreas de Fibrose Cística, Asma Grave, Tuberculose, Controle de Tabagismo. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Pós-Covid-19, permanecerá funcionando e atendendo cerca de 4 mil pessoas por mês. Também permanece aberto o serviço de bioimagem e o laboratório especializado, que faz análises diferenciadas, como o teste do suor. Já os serviços de infectologia clínica, vascular e cirurgia torácica foram incorporados por outras unidades da rede estadual na capital baiana, garantindo o acesso e assistência aos pacientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 11h07 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

27° Sensação
8.1 km/h Vento
50.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias