Quinta, 22 de Outubro de 2020 17:53
75.988218076
Bahia Serviços

SAC presta consultoria gratuita sobre gestão da qualidade em órgãos públicos

A ambição de qualquer instituição pública que atua com foco na satisfação do cidadão é realizar o serviço da melhor forma e no menor tempo possíveis.

07/10/2020 19h44
Por: Helouíza Santos Fonte: Ascom
SAC presta consultoria gratuita sobre gestão da qualidade em órgãos públicos

A ambição de qualquer instituição pública que atua com foco na satisfação do cidadão é realizar o serviço da melhor forma e no menor tempo possíveis. Para contribuir com essa equação, o SAC oferece consultoria gratuita sobre a implantação do modelo de gestão da qualidade a instituições públicas, que já foi aplicada em oito órgãos do Estado. A implantação do trabalho, que é baseado na NBR ISO 9001, permite ao órgão uma possibilidade de melhor gerenciamento das atividades, gerando processos e fluxos mais definidos, com o intuito final de aumentar a satisfação do cidadão.

Esse foi um dos assuntos abordados pela Diretora de Gestão da Qualidade (DGQ) do SAC, Bruna Santiago, durante o Fórum Temático de Estudos da Gestão da Qualidade (FTGQ). O evento, realizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), está disponível no canal da Escola Virtual da PGE no YouTube. O FTGQ foi o primeiro de uma série de outros fóruns que serão criados pela instituição para debater temas considerados estratégicos para a Procuradoria e para a Administração Pública Estadual.

“Uma das nossas metas é ajudar a ampliar a qualidade do atendimento e padronização de processos no Estado com foco na satisfação dos cidadãos, visto que isso gera um ganho para todos”, destacou Bruna. Além das consultorias, a diretora também falou sobre a modernização e evolução do modelo de atendimento em toda a Rede SAC na Bahia, que apresenta um nível de satisfação superior a 95% entre os usuários.

Presente à live, o Diretor Geral da PGE, Cícero Rocha Filho, se declarou um entusiasta da implantação do sistema de gestão da qualidade nas instituições e as vantagens para o gestor público e para o cidadão. “O grande benefício é a mudança na cultura da organização, cujos resultados se baseiam em controle gerencial. A implantação de gestão da qualidade deve ser uma política de governo”, ressaltou. Atualmente, cinco áreas na PGE são certificadas e outras quatro estão em preparação.

Para o Coordenador de Certificação do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Francisco Haroldo Gonçalves, o processo de certificação reforça a credibilidade da prestação do serviço público. “Na instituição pública as necessidades da gestão se traduzem nos anseios do cidadão e a norma ISO:9001 é um norteador da qualidade dos serviços prestados pela organização pública”, afirmou. O seminário virtual também contou com a presença da Coordenadora do Sistema de Qualidade da PGE, Cristiane Araújo e foi mediado pelo Procurador-Chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA) da PGE, Ailton Cardozo da Silva Júnior.

O FTGQ será implantado no período entre outubro de 2020 e abril de 2021. “O fórum permitirá a troca de experiências e o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão da qualidade, com base no aprendizado adquirido junto com o grupo de trabalho”, afirmou Cristiane. O fórum é composto por servidores de organizações públicas com sistemas de gestão da qualidade reconhecidos formalmente ou em processo de implantação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 17h49 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

33° Sensação
16 km/h Vento
70.8% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol e Chuva
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias