Terça, 11 de Agosto de 2020 04:24
75.988218076
Cidades Covid-19

Araraquara (SP) e Conceição do Coité (BA) apresentam baixos índices de letalidade da Covid-19

Gestores desses municípios adotam protocolos específicos conforme a evolução do novo coronavírus

25/07/2020 17h46
Por: Redação Fonte: Brasil 61
Araraquara (SP) e Conceição do Coité (BA) apresentam baixos índices de letalidade da Covid-19

Em Araraquara, município no interior paulista, desde o início da pandemia os gestores de Saúde somam esforços para diminuir as ocorrências de Covid-19 e, principalmente, reduzir a letalidade da doença. Dos 1.536 registros do novo coronavírus no município, 16 evoluíram para óbito. A taxa letalidade na cidade é de 1%, enquanto no estado de São Paulo o índice é de 4,7%.

Epicentro da Covid-19 no país, São Paulo possui 439.446 casos confirmados e registrou 20.532 mortes até a noite da última quarta-feira (22), segundo o Ministério da Saúde. O número de óbitos no estado é maior do que as mortes somadas registradas nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste que, juntos, contabilizam 19.020 óbitos por conta do novo coronavírus. 

A secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Aparecida, atribui o resultado satisfatório no município a uma política de testagem em massa e à rapidez na entrega dos diagnósticos da Covid-19. Ela afirma que profissionais de saúde monitoram regularmente os pacientes com o vírus e, em alguns casos, realizam visitas domiciliares para verificar a saúde dessas pessoas.

“Temos feito uma intervenção precoce e o monitoramento constante das pessoas com o vírus. Mesmo os pacientes que não são do grupo de risco, nós realizamos visitas domiciliares para a avaliação do quadro clínico”, diz a superintendente. 

Além disso, ela afirma que as unidades de saúde do município adotam um protocolo que recomenda a internação de todas as pessoas a partir de 45 anos de idade que são diagnosticadas com a doença. “Internamos precocemente os pacientes que possuem vulnerabilidade, seja física ou social, e àqueles que integram o grupo de risco. As pessoas [diagnosticadas] partir dos 45 anos são internadas, porque verificamos uma alta letalidade nessa faixa etária”. 

Nordeste

No município baiano de Conceição do Coité, a baixa letalidade da Covid-19 também é comemorada pelos governantes locais, apesar do alto índice de infecção da doença. Até a última quarta-feira (22), segundo a prefeitura da cidade, havia 705 casos confirmados e 5 mortes por conta do novo coronavírus. O secretário de Saúde da cidade, Túlio Carneiro, afirma que o baixo número de mortes se dá, principalmente, pela aplicação de restrições no deslocamento de pessoas e também pela fiscalização a estabelecimentos comerciais. 

“Imediatamente nós estabelecemos o isolamento social, publicamos decretos com toque de recolher e com a permissão de abertura apenas de estabelecimentos essenciais. Além disso, ampliamos a fiscalização da Vigilância Sanitária.”

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Coité também monitora os pacientes infectados. A pasta disponibiliza um serviço de atendimento por telefone para que os cidadãos marquem consultas e tirem dúvidas em relação sobre a Covid-19. 

Até a próxima segunda-feira (27), está em vigor um toque de recolher no município, que ocorre entre 19h e 5h da manhã para que a população permaneça em casa. O trânsito de ambulâncias, carros oficiais, profissionais de saúde em serviço, entre outros, ficaram de fora das regras do decreto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 04h11 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

17° Sensação
5 km/h Vento
97.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias