Quarta, 16 de Junho de 2021 07:16
75.98821- 8076
Direitos Humanos Maranhão

Adolescentes e servidores da Funac participam de oficina em parceria com o CTA Lira

Ação proporciona à comunidade socioeducativa o aconselhamento e informações sobre prevenção das ISTs e hepatites virais.

11/06/2021 09h45
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
<em>Oficina sobre prevenção a ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais (Divulgação)</em>
Oficina sobre prevenção a ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais (Divulgação)

Adolescentes e servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Lira, participaram, durante esta semana, da oficina Educação Continuada em Orientações sobre Prevenção Combinada de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e Hepatites Virais.

A ação também foi realizada em todos os centros socioeducativos da Grande Ilha, com testes rápidos de ISTs, orientação do uso correto de métodos preventivos e contextualização da saúde integral do homem e imunização com a atualização da caderneta de vacinação. 

A atividade é uma articulação do técnico de referência em saúde da Diretoria Técnica da Funac, Ângelo Costa, e foi acompanhada pela equipe de enfermagem dos centros socioeducativos.

A ação intersetorial das políticas públicas de Saúde e Socioeducação objetiva proporcionar à comunidade socioeducativa o acesso, aconselhamento e informações sobre prevenção das ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais.

“Essa iniciativa materializa a ação tanto intersetorial, quanto interinstitucional para a garantia de política de saúde tanto para os adolescentes, quanto para os servidores”, destaca o chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan) da Funac, Nikson Daniel.

A diretora do CTA Lira, Jacileide Cruz, parceira na ação, ressalta que é necessário sensibilizar todas as pessoas, principalmente os adolescentes, sobre as formas de prevenção. 

“Temos que conscientizar a população chave, no caso, os socioeducandos sobre as formas de prevenir as ISTs e a importância da vacinação. Também foi uma oportunidade de conhecerem um pouco do nosso trabalho e os serviços oferecidos por nós”, explica Jacileide Cruz.

A técnica Ângela Maria Santos, uma das profissionais que conduziu a atividade, fala da importância da participação dos adolescentes e servidores na oficina. 

“A importância da prevenção combinada dentro dos espaços socioeducativos é de fundamental relevância para a eficácia do Sistema Único de Saúde, o SUS, ocasião em que trabalhamos sobre a transmissão das ISTs e tratamentos. Trazer essa gama de informações para esses adolescentes é uma oportunidade que temos para que essas orientações sejam repassadas para os demais adolescentes”, pontua a técnica.

O socioeducando do Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida relata que aprendeu bastante durante o evento. “Gostei muito da palestra, da explicação, onde pudemos adquirir conhecimentos sobre a forma de prevenir as ISTs”, declara.

Para o técnico de referência em saúde da Funac, Angelo Costa, a parceria com o CTA garante que a Fundação consiga adotar medidas preventivas e de rápida abordagem nos casos suspeitos e confirmados de infecções sexualmente transmissíveis e principalmente de HIV. 

“Essa ação é muito importante para a Funac, pois visa orientar os adolescentes e servidores sobre a importância do preservativo como a principal forma de prevenção contra as ISTs e HIV. A oficina é voltada para os profissionais de saúde e equipe multiprofissional, que ensina como abordar os adolescentes com suspeitas de ISTs e HIV e realizar ações como testagem rápida de Hepatite C e como dar início a PREP, que é a Profilaxia Pré-Exposição”, explica Angelo Costa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 06h58 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

16° Sensação
5.9 km/h Vento
91.7% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol e Chuva
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias