Sexta, 10 de Julho de 2020 01:35
75.988218076
Geral Agricultura

Proposta cria linha de crédito especial para a agricultura familiar na pandemia

Os financiamentos poderão ser concedidos com base em proposta simplificada de crédito, com limite de R$ 10 mil por beneficiário

04/06/2020 16h48
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Tony Winston / Agência Brasília
Tony Winston / Agência Brasília

O Projeto de Lei 2853/20 institui uma linha de crédito emergencial no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a fim de mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. O Congresso Nacional reconheceu estado de calamidade pública no País em decorrência da Covid-19.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que os riscos serão integralmente cobertos pela União, e os recursos oriundos de operações de crédito ou de fundos constitucionais. Caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentar o assunto.

“O combate à pandemia interrompeu a geração de renda de milhares de produtores rurais e agricultores familiares”, disseram os autores da proposta, deputado Zé Neto (PT-BA) e mais 50 parlamentares. “Essa linha de crédito é essencial para que possam sobreviver e manter a capacidade produtiva.”

Regras gerais
Os financiamentos poderão ser concedidos com base em proposta simplificada de crédito, com limite de R$ 10 mil por beneficiário; taxa efetiva de juros de 0,5% ao ano; e bônus de adimplência de 50% sobre cada parcela paga até a data do vencimento.

O prazo de reembolso será de quatro anos, sendo um de carência. Os contratos poderão ser firmados com instituições financeiras credenciadas até 31 de dezembro de 2020, e a eventual prorrogação dependerá de decisão do CMN.

O Pronaf foi criado em 1995 pelo governo federal. Proporciona, a pequenos produtores ou agricultores familiares, financiamentos para atividades e serviços, agropecuários ou não, desenvolvidos dentro das propriedades ou em áreas comunitárias próximas.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequié - BA
Atualizado às 01h17 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

20° Sensação
7.6 km/h Vento
97.6% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol e Chuva
Domingo (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias