Quinta, 20 de setembro de 2018
73 99181-6284
Saúde

03/09/2018 ás 15h33

91

Redacao

Jequié / BA

Prefeito de Jequié realiza visita técnica às obras do CAPS AD III
Serão 819 metros quadrados de área construída, com espaço de acolhimento, recepção, sala de atendimento individualizado e coletivo
Prefeito de Jequié realiza visita técnica às obras do CAPS AD III

Abandonada pela gestão passada, ficando a construção completamente esquecida e com paredes por fazer, sem muros de proteção e correndo riscos de desgastes na sua estrutura e, por estar inacabada, vinha sendo utilizada para atos ilícitos, servindo como esconderijo para usuários de drogas, fugindo completamente ao destino para o qual foi projetada. Era esta a realidade da obra do Centro Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III), iniciada em 2015, com aporte de verbas do governo federal e com contrapartida do município. Retomada pela Prefeitura de Jequié, a partir de 2017, o ritmo segue acelerado e, em breve, a cidade vai contar com uma sede própria do CAPS AD III 24 Horas, que prestará atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e outras drogas. O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, esteve na manhã deste sábado, dia 1º, em visita técnica às obras do CAPS AD III, localizada no bairro do Jequiezinho. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Saúde, Hassan Iossef; o secretário de Infraestrutura, Fabrício Borges, e o secretário de Serviços Públicos, Renê Andrade.


De acordo com o organograma de planejamento da Secretaria de Infraestrutura, o prédio deverá ficar pronto em algumas semanas. A sede própria do CAPS AD III oferecerá atendimento 24 horas à população usuária de álcool, crack e outras drogas, com acolhimento noturno destinado à desintoxicação por, no máximo, 14 noites, e contará com uma estrutura de 10 leitos, dois deles adaptados para portadores de deficiência, além do suporte de uma equipe de Saúde 24 horas presente, incluindo feriados e finais de semana. Serão 819 metros quadrados de área construída, com espaço de acolhimento, recepção, sala de atendimento individualizado e coletivo, sala de medicamentos, banheiros, área de repouso, sala de reuniões, sala de enfermagem, área de serviços, espaço de convivência, quarto coletivo com leitos, sala administrativa, almoxarifado, cozinha, auditório, refeitório, quiosque, área de serviço, entre outros.


Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas suas diferentes modalidades, são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial, do Ministério da Saúde, colocados em execução pelos municípios e oferecem serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

FONTE: Ascom / PMJ

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium